Portal IFNMG - Alunos do curso de Gestão em Saúde realizam visita técnica no Hospital São Vicente de Paulo Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 09h56 | Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2022, 09h58
Na última sexta-feira, 02 de setembro de 2022, estudantes do curso de Tecnologia em Gestão em Saúde, professores (Ismael Mendes dos Santos Junior, Rafael Petruceli Coelho Lima e Witalles Martins da Silva) e técnicos-administrativos (André Marcos Souza Nunes e Cássia) do IFNMG Campus Araçuaí participaram da visita técnica no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no município de Araçuaí – MG.

Inaugurada em 09 de agosto de 1939, a entidade sem fins lucrativos ou econômicos atende cerca de 80 pacientes por dia, durante suas 24 horas de funcionamento. Gabriela Macêdo, coordenadora administrativa, mostrou como é grande o desafio em fazer a gestão do HSVP pois na prática a instituição é dividida em vários setores, semelhante a empresas, que são gerenciadas por uma coordenação geral.

Graças ao acesso a setores estratégicos do HSVP, o grupo teve oportunidade de conhecer de perto a realidade e a complexidade que é fazer a gestão de um hospital dessa magnitude. Com mais de 180 funcionários diretos e aproximadamente 3000 m2 de área construída, a visita guiada passou pelos seguintes espaços de trabalho:

• Setor de compras e almoxarifado;
• Farmácia hospitalar;
• Rouparia e lavanderia;
• Maternidade;
• Centro de Material e Esterilização – CME;
• Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico – SAME;
• Abrigo de armazenamento de resíduos de serviço de saúde;
• Setor administrativo (Convênios, RH, TI, etc.).

Por fim, a coordenadora se mostrou aberta em receber outras turmas do IFNMG e também reforçou a importância dessa parceria entre a acadêmica e o mercado de trabalho, colocando os problemas do HSVP como possíveis temas para trabalhos de conclusão de curso e oportunidades de estágios.
Design sem nome page 0001