Portal IFNMG - Inauguração do Kiau Maker Ir direto para menu de acessibilidade.

Inauguração do Kiau Maker

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 16h01 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 16h04

Nesta sexta-feira (24/06), foi realizado o ato formal de inauguração do laboratório maker do Campus Araçuaí, no ambiente do antigo Laboratório 5, agora denominado Kiau Maker.

A ocasião, conduzida de modo híbrido, com participantes conectados de forma virtual e demais presentes no local, reuniu estudantes vinculados aos projetos em execução - que puderam expor de forma resumida os objetivos de seus trabalhos -, servidores docentes e técnicos-administrativos, a Equipe Gestora do laboratório, o Coordenador de Patrimônio, o Diretor de Administração e Planejamento, a Diretora de Ensino, o Diretor-Geral do Campus Araçuaí, Prof. Irã Neiva, e representantes de parceiros externos, como o SEBRAE.

Em seu espaço, o Kiau Maker conta com impressoras 3D, scanner 3D, kit de ferramentas, kit de robótica, computadores, dentre outros equipamentos, adquiridos com recursos do próprio Campus e também descentralizados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), que permitirão aos usuários colocar em prática e difundir pela comunidade acadêmica a cultura maker.

Alguns dos projetos apoiados pelo laboratório vêm sendo executados há mais de um ano, mas o espaço ainda não havia sido oficialmente inaugurado em razão de limitações impostas pelo período pandêmico, superadas com o retorno ao formato de aulas 100% presenciais, no início do ano letivo de 2022, em maio.

O IF Maker é um projeto apoiado pela Setec/MEC, que visa promover o desenvolvimento da cultura learning by doing e da aprendizagem baseada em projetos de prototipagem multidisciplinares, nos Institutos Federais.

O Campus Araçuaí foi um dos três campi do IFNMG contemplados com recursos da Setec para a implantação do laboratório, no primeiro momento do Edital 35/2020/SETEC/MEC, em 2020. Agora, submeteu proposta para sua ampliação, atualmente em fase de avaliação, que, se aprovada, permitirá maior atendimento e apoio a projetos e oficinas desenvolvidos pela e para a comunidade.

A principal ação que vem sendo acompanhada pela Setec/MEC no âmbito do Campus Araçuaí diz respeito ao Projeto iFarm, orientado pelo Prof. Jeancarlo Leão. As contribuições dos estudantes vinculados ao projeto e do professor orientador podem ser consultadas a partir do link: https://jcloud.net.br/P3/projects/SSF/ .

O laboratório funcionará de segunda a sexta-feira, por pelo menos dois turnos diários.

Confira alguns registros: