Portal IFNMG - Encontro com os 3ºs anos (Integrados) - campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

Encontro com os 3ºs anos (Integrados) - campus Araçuaí

Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 16h49 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 16h53

No dia 25/03/2022 foi realizado, no período matutino, um encontro com os alunos dos terceiros anos das quatro turmas dos cursos integrados, que estão se formando no ano letivo de 2021.

O encontro teve como objetivo proporcionar uma troca de experiências, no momento em que os estudantes estão se despedindo da instituição, bem como possibilitar uma confraternização junto aos servidores que acompanharam seu processo escolar, antes de sua saída. O evento foi pensado como forma de amenizar um pouco as consequências de um período em que, devido à pandemia, os estudantes estiveram privados de vivenciar atividades e experiências importantes para sua socialização e desenvolvimento.

Desta forma, a CAE (Coordenadoria de Assuntos Estudantis), através do Serviço de Psicologia e a professora Dirlene Aparecida Almeida e Silva (do Núcleo de Informática) tiveram a iniciativa de preparar um “Até logo”. A partir daí, houve um convite direcionado aos estudantes que quisessem e pudessem participar.

O encontro contou com a participação de diversos servidores professores que ministraram aulas nas turmas, além do diretor-geral do campus, Prof. Irã Pinheiro Neiva e de alguns servidores técnico-administrativos que trabalham em contato direto com os estudantes, como Andréa Flores Oliveira e Gilmara Gonçalves Santos, ambas servidoras da Assessoria Pedagógica.

Dando início ao encontro, a professora Lillian Gonçalves de Melo leu o poema “Sonho” de Clarice Lispector:

Sonhe com aquilo que você quiser.

Seja o que você quer ser.
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passaram por suas vidas.

Essa foi a mensagem que desejamos passar para nossos estudantes que estão se formando: que sonhem e busquem pelo que almejam, pois a vida requer força e coragem.

Dando sequência às atividades, a partir de uma arte maravilhosa, confeccionada pelo professor Ernani Calazans de Oliveira (Artes), contendo um coração, uma borboleta e uma mensagem, os estudantes foram convidados a conversar sobre o período vivenciado na instituição.

Fechando o evento, houve um momento de degustação e para encerrar com chave de ouro, os professores Ednardo Lopes dos Santos, Aldo Henrique de Souza Medeiros e João Luiz Jacintho, juntamente com os alunos Gustavo e Pedro Henrique, deram um show doando um tostão das suas vozes!

Toda a equipe do campus Araçuaí espera que tenha sido mais um momento valioso e deseja muito sucesso para os estudantes formandos. O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, continua de portas abertas e espera que em breve possa revê-los, trazendo novidades e crescimento para os que ainda permanecem no campus.

Confira algumas imagens desses momentos: