Portal IFNMG - O IFNMG Campus Almenara CONVIDA Estudantes Egressos e a Comunidade Escolar a participarem do projeto “A FOTOGRAFIA COMO FONTE DE MEMÓRIA” Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 13h43 | Última atualização em Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 08h12

O Projeto de Extensão “A fotografia como fonte de memória: construção de um acervo público digital do IFNMG Campus Almenara”, segundo o coordenador do projeto, o pedagogo Ronivaldo Ferreira Mendes, “o propósito central do projeto consiste na criação de acervo de memória da instituição ao longo dos 11 anos de existência, desde a fundação até os dias atuais – 2010 a 2021 – e tornar-se-á uma fonte de estudo, pesquisa e registros, na qual os laços, o reconhecimento e o pertencimento devem ser preservados e perpetuados para que a memória coletiva não caiam no esquecimento”.

Além do projeto de construção do acervo fotográfico do Campus, queremos saber, ainda, por onde estão nossos egressos, suas percepções sobre o IFNMG e as contribuições desta instituição em suas vidas.

No entendimento do bolsista do projeto, o acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Diego Ferraz, destaca que “a oportunidade de fazer parte do projeto permitiu-me desenvolver o aprendizado e estudos contínuos de conteúdos ainda não visto no curso de forma colaborativa”.

Nesse contexto, a proposta concretizar-se-á como uma pedagogia da memória e acompanhamento dos egressos, na qual se torna imprescindível a participação dos sujeitos que protagonizam ou protagonizaram vivências e experiências no ensino, pesquisa e extensão que tenham contribuído para a sua formação humana, cidadã, estudantil, científica, técnica, tecnológica, artística e esportiva...etc, tendo como exemplos; os eventos científicos, esportivos, aulas teóricas e práticas, viagens técnicas, estágio, aulas de laboratório, participação em projetos, eventos comemorativos, monitorias, formatura, movimentos de iniciativa estudantil, como o dia “D” e algumas outras vivências do cotidiano que consideram como marco importante de recordações e interações, tanto como discentes – de cursos integrados, concomitante e subsequente ao ensino médio e superior – quanto como profissionais – docentes, técnicos administrativos e terceirizados.

Tal iniciativa torna-se ainda mais imperiosa, visto que não há, na instituição, localizada na região do Baixo Vale do Jequitinhonha, uma política de acompanhamento e preservação da memória dos sujeitos históricos que constroem coletivamente essa instituição. O acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e bolsista do projeto, Rafik Moreira, relata que “vivenciar o processo do desenvolvimento do site do acervo, além do aprendizado relacionado às tecnologias também me fizeram refletir sobre como as nossas relações pessoais se tornam vínculos que nos unem através dos acontecimentos e vivências que compartilhamos".

A ideia do projeto parte da grande quantidade de registros produzidos por telefones celulares, expostos nas mídias sociais, mas que acabam se perdendo com facilidade. Dessa forma, o projeto também discute as soluções possíveis para a preservação desse conteúdo, coleta e manutenção da integridade destes materiais e informações. Nesse sentido, então, para a formação desse acervo precisamos coletar materiais que, porventura, foram coletados/registrados, por meio de fotografia, pelos vários agentes que fazem parte da história do IFNMG – Campus Almenara.

Nesse caso, REQUISITAMOS todos esses sujeitos a contribuírem com a construção do banco de dados para a implementação e consolidação do acervo fotográfico do IFNMG Campus Almenara que configurará um repertório histórico, cultural, humano e institucional na região.

Para isso, acesse os links abaixo e eternize a sua memória.

Envio das fotografias

Questionário de acompanhamento do egresso

A equipe que compõem o projeto é composta também pelo pedagogo Adalvan Oliveira e os professores Marco Aurélio, Marcos Montanari, Rômulo Meiras, Claudia Adriana e Leonardo Augusto.