Portal IFNMG - Projeto de Extensão: Percepção dos agricultores feirantes que comercializam no Mercado Municipal de Jequitinhonha quanto ao uso de agrotóxicos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão: Percepção dos agricultores feirantes que comercializam no Mercado Municipal de Jequitinhonha quanto ao uso de agrotóxicos

Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 12h18 | Última atualização em Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 08h13

Na atualidade o Brasil é maior consumidor de agrotóxico do mundo, e sua utilização intensiva tem trazido sérias consequências, tanto para o meio ambiente como para a saúde do trabalhador rural. Desta forma, este projeto de extensão teve como objetivo realizar um estudo exploratório a fim de identificar o perfil e compreender o grau de conhecimento dos agricultores (as) rurais feirantes que comercializam seus produtos no espaço do Mercado Municipal de Jequitinhonha-MG, quanto ao uso de agrotóxicos em suas lavouras agrícolas, além de disponibilizar medidas de controle alternativo de insetos pragas de plantas agrícolas com o uso de caldas naturais, coordenado pelo professor José Maria Gomes Neves.

As bolsistas do projeto Ísis Ribeiro Franco e Maria Clara Chaves Lima, ambas acadêmicas do 9º período do curso de Engenharia Agronômica realizaram aplicações de questionários aos agricultores feirantes, abordando o perfil, nível de conhecimento, aspectos informativos sobre agrotóxicos, e a compreensão do agricultor (a) feirante, dados produtivos, conhecimentos de manipulação, aplicação e armazenamento dos defensivos agrícolas e aspectos referentes à biossegurança.

De acordo com os principais insetos pragas relatadas nas lavouras dos agricultores feirantes de Jequitinhonha. As bolsistas produziram um material em forma de vídeo, com conteúdo de caldas naturais alternativas para o controle de insetos pragas que podem ser utilizadas em seus cultivos, como também orientações sobre o uso correto do equipamento de proteção Individual – EPI. No vídeo “controle alternativo de insetos pragas”, foi realizado o preparo da calda de farinha de trigo com detergente neutro, calda bordalesa, calda de alho com pimenta e calda de neem.

 

001

002

003

004

Fim do conteúdo da página