Portal IFNMG - Setembro Amarelo: Onde procurar ajuda? Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 07h51 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 07h56

Setembro Amarelo: Onde procurar ajuda?

     No Brasil, setembro é o mês designado a ações que visam o combate e prevenção ao auto-extermínio/suicídio, por meio da iniciativa setembro amarelo iniciada em 2014. O Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG- Teófilo Otoni) entende a gravidade abordada pela temática, e se coloca como aliado a luta que o mês de setembro nos trás, sabendo da importância do tema e da conscientização, buscamos no município de Teófilo Otoni as redes que oferecem apoio psicológico e social para que possam buscar via desses contatos o atendimento necessário. 

     Os estudantes podem recorrer aos serviços ofertados pelo núcleo de psicologia que o campus oferece, por via do agendamento do atendimento com a psicóloga do campus.


     O SUS oferece como um de seus serviços o atendimento psicológico de maneira gratuita:  O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta como um dos seus serviços, uma rede de qualidade e gratuita para o atendimento à população, por via do Programa Saúde da Família (Postos de Saúde) que podem ser encontrados em praticamente todos os municípios brasileiros, o serviço ofertado é a porta de entrada para o acesso aos serviços ofertados pelo SUS, devido a isso, não hesite em comunicar aos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) do seu bairro, caso sinta algum desconforto emocional, ou comunique algum outro profissional da equipe presente nos postos de saúde. Em geral, nos postos de saúde se tem a existência de um psicóloga/o por via do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF AB). Mesmo que não exista profissional do ramo da psicologia em um posto de saúde, os profissionais que ali atendem saberão lhe encaminhar para os serviços voltados a esse setor, por isso é sempre importante que a procura por ajuda seja incentivada e reforçada. 

     Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): são unidades especializadas em atendimentos voltados para a temática da saúde mental, infelizmente, não são todas as cidades que disponibilizam de um CAPS e de seus atendimentos. Em Teófilo Otoni, se tem a existência de três modalidades de CAPS dentro do município.

 

     CAPS IJ (Infantojuvenil): voltado para o atendimento para o público entre 3 anos à 17 anos. O CAPS Infantojuvenil exerce suas atividades 8 horas por dia, são 40 horas de serviços prestados semanalmente a crianças e adolescentes que se encontram em sofrimento psíquico grave persistente. Entre os motivos ocasionados a este estado de sofrimento estão o abuso de álcool e drogas por essa população, o CAPS Infantojuvenil ainda conta com uma equipe multidisciplinar no cumprimento de suas atividades.  Encontra-se localizado no endereço: Rua Desembargador Eustáquio Peixoto, 155. Bairro São Diogo Teófilo Otoni. Instagram: https://instagram.com/capsi.to?igshid=MzRlODBiNWFlZA==


     CAPS KÁTIA RUAS (II): É um serviço de atendimento às pessoas com transtorno mental grave e/ou severo, sendo maiores de 18 anos, a fim de realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, suas atividades são realizadas 8 horas diárias, finalizando em 40 horas semanais de atividades desenvolvidas pelo CAPS KÁTIA RUAS (II).  Encontra-se localizado sob o endereço: Rua Desembargador Eustáquio Peixoto, 225,  São Diogo Teófilo Otoni Instagram: https://instagram.com/caps2to?igshid=MzRlODBiNWFlZA==


     CAPS AD III (Álcool e outras drogas): O CAPS AD III é uma das grandes referências para os moradores de Teófilo Otoni, realizando serviços que atendem a 16 municípios da microrregião de Teófilo Otoni, tendo funcionamento 24 horas por dia, tendo ainda a capacidade para 12 leitos e ainda possui em sua estrutura o leito de isolamento ( contato/aerossóis ). A forma de inserção nos serviços ofertados por este, vai depender da gravidade e complexidade exigido pelos casos em sua chegada. As modalidades de inserção dentro do CAPS AD III – a depender do grau de gravidade e complexidade exigido pelos casos em sua chegada podem ser realizados da seguinte forma: Busca do usuário pelo ambulatório para acompanhamento de crise temporária – demanda espontânea; Inscrição em permanência diurna (1 ou 2 turnos) para monitoramento de crises moderadas e reabilitação psicossocial complexa em casos abusivos de álcool ou outras drogas; e ainda inscrição em hospitalidade noturna para crises severas, onde o usuário do serviço pode permanecer para dormir e ser assistido pela referência técnica (Enfermeiro) e técnico de enfermagem  – escala de plantão 12x36 horas. Localiza-se sob o endereço: Rua Des. Eustáquio Peixoto, 227 - São Diogo, Teófilo Otoni - MG. Instagram: https://instagram.com/capsad3to?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

     O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por via do Centro de Referência em Assistência Social ( CRAS ) também oferta atendimento psicológico para a população, em geral, todas as cidades possuem ao menos um CRAS no município.

     O município de Teófilo Otoni ainda conta com o suporte/apoio das universidades privadas que possuem o curso de psicologia, ofertando
atendimento psicológico para a população. UNIPAC, por via do Núcleo de Prática Psicológica para a População em Geral, o atendimento pode ser agendado por via do contato por telefone/WhatsApp 33 98899-2346 ou existe também a possibilidade de marcar o atendimento indo até o local. 
Endereço: Rua Nelson Correia, 111, Bairro Olga Prates Correia. (Pracinha depois da Unipac, prédio anexo da AlfaUNipac, segundo andar psicologia). 
✓ Os atendimentos são gratuitos; 
✓ Pedimos (1x por mês) 1 kg de alimento não perecíveis, para realização de projetos da clínica; 
✓ Atendimento 1x por semana;
✓ Confirme seu atendido um dia antes no whatsapp; 
✓ Duas faltas consecutivas perde a vaga;
✓ Crianças e Adolescentes devem vir acompanhados de um responsável legal.

Fim do conteúdo da página