Portal IFNMG - Mercadante empossa novo reitor do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2012, 15h15 | Última atualização em Quarta, 12 de Setembro de 2012, 15h16

Mercadante empossa professor José Ricardo, ao lado de Dênio Rebello Arantes, Presidente do Conif

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, empossou na tarde de ontem, dia 11, na sede do Ministério da Educação, em Brasília, o novo reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva.

A solenidade contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antonio de Oliveira, e do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Denio Rebello. Na ocasião, também foram empossados os reitores eleitos dos Institutos Federais do Maranhão, Francisco Roberto Brandão Ferreira, e de Roraima, Ademar de Araújo Filho.

Em seu discurso, José Ricardo disse que, mais de que um grande desafio profissional em sua carreira, o novo cargo de reitor é uma missão que a ele foi confiada pela comunidade acadêmica quando o elegeu, no pleito realizado em junho deste ano. "Estou ciente de que os desafios são imensos e tenho consciência das dificuldades e da dimensão dessas", afirmou. "O desejo é de servir", declarou o reitor ao enfatizar a disposição de se dedicar, da melhor maneira possível, ao bem do IFNMG.

O secretário Marco Antonio de Oliveira destacou a experiência dos novos reitores e o processo democrático de escolha dos dirigentes. “Todos ocuparam cargos de gestão antes nos institutos federais e, sem dúvida, estão preparados para ocupar este cargo, ainda mais que a escolha foi realizada pela própria comunidade acadêmica”, afirmou.

Expansão

Em seu discurso, o novo reitor não se ateve apenas aos desafios que terá no IFNMG, em particular, mas também fez menção aos que são compartilhados por todos os que fazem parte da rede de educação profissional, científica e tecnológica: “combinar o acelerado processo de expansão com a manutenção e a melhoria da qualidade acadêmica e científica”. E, atrelado a isso, José Ricardo apontou “a constante preocupação de que o processo de interiorização para os rincões de nosso país venha realmente atender as demandas de inclusão social”.

José Ricardo Martins da Silva exercerá seu mandato de reitor do IFNMG até o ano de 2016.

Professor José Ricardo discursa na mesa de honra, ao lado de seu antecessor na Reitoria, professor Paulo César de Azevedo

Professor José Ricardo posa ao lado de Mercadante e colegas do IFNMG que prestigiaram a cerimônia

Com informações do portal do MEC