Portal IFNMG - Inscrições para graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras terminam em 14 de setembro Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2012, 14h49 | Última atualização em Quinta, 30 de Agosto de 2012, 14h51

Banner Ciência sem Fronteiras

Seguem até 14 de setembro as inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras, que está disponibilizando novas chamadas para graduação sanduíche na Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido.

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Uma novidade das novas chamadas em relação às anteriores é que foram incluídas novas áreas e temas: Indústria Criativa, voltada a projetos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação (arquitetura, design, software, jogos de computadores, cinema, vídeo, fotografia, música, artes, televisão, conteúdos digitais, editoração e publicação eletrônica); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e Formação de Tecnólogos, em todas as áreas e temas já contemplados pelo Programa.

Cada candidato só pode se inscrever para um país. Em casos de inscrição de um mesmo candidato em várias chamadas, só será considerada a última inscrição realizada. As inscrições anteriores serão canceladas automaticamente. Como o sistema de inscrições on-line não permite a alteração de dados, caso o candidato deseje alterar o país ou outra informação, basta submeter nova proposta até a data limite de inscrição.

Requisitos

Entre outros requisitos, o estudante que quiser concorrer às bolsas deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso; ter bom desempenho acadêmico segundo critérios estabelecidos por sua instituição e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino.

Cada instituição de ensino superior possui métodos próprios de avaliação do mérito acadêmico e classificação do índice de representação acadêmica. No IFNMG, será considerado apto o aluno que possuir índice de rendimento acadêmico igual ou superior a 65. Clique aqui para obter informações sobre o cálculo desse índice e outras orientações relativas às chamadas para graduação sanduíche no exterior.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também será utilizado como um dos critérios de classificação dos candidatos, de forma a incentivar os estudantes a realizem a avaliação aplicada pelo Ministério da Educação anualmente. Nas novas chamadas, a utilização da nota do Enem acontecerá nos casos em que a demanda qualificada for maior que a oferta de vagas no país de destino. Entenda-se demanda qualificada como: aluno de graduação com mérito acadêmico, o qual realize curso dentro das áreas contempladas e que detenha a proficiência no idioma exigido. Porém, todo aluno de graduação poderá inscrever-se, desde que preencha os requisitos mínimos informados nas chamadas.

Fim do conteúdo da página