Portal IFNMG - Parceria entre IFNMG e AMAMS levará informática básica a profissionais da rede pública de educação em 14 municípios Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2012, 14h24 | Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2012, 14h24

Reitor do IFNMG, Paulo César Azevedo, e presidente da AMAMS, Valmir de Sá, assinam termo

O IFNMG e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) assinaram na ontem, dia 21, termo de parceria para levar capacitação em informática a profissionais da educação básica da rede pública municipal de 14 municípios da área de influência do Instituto.

O termo foi assinado pelo reitor do IFNMG, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo, e pelo presidente da AMAMS, Valmir Morais de Sá. “Temos em nossa política a responsabilidade de oferecer cursos de capacitação”, disse o o reitor Paulo César, lembrando que 840 profissionais serão beneficiados.

Os professores, gestores e outros profissionais da educação básica participarão de cursos de informática básica de curta duração (20 horas) a serem ofertados pelo IFNMG por meio de seu laboratório móvel. Com equipamentos de última geração e capacidade para atender 30 alunos, a unidade móvel surgiu da necessidade de melhorar o atendimento e a acessibilidade ao grande número de alunos distribuídos na imensa área territorial de abrangência do Instituto. Para o diretor-geral do Campus Montes Claros e reitor eleito do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, esse projeto será a efetivação do objetivo com o qual o laboratório móvel foi criado.

Representantes do IFNMG e da AMAMS visitam laboratório móvel de informática

Interiorização

Por meio da parceria com a AMAMS, serão atendidos os municípios de Itacarambi, Patis, São Francisco, Buritizeiro, Bocaiuva, Francisco Sá, Grão Mogol, Porteirinha, Indaiabira, Arinos, Diamantina, Araçuaí, Almenara e Teófilo Otoni. A primeira rodada de capacitação acontecerá de 10 a 14 de setembro, em Itacarambi; de 17 a 21 de setembro, em Patis; e de 24 a 28 de setembro, em São Francisco.

Com essa iniciativa, o IFNMG terá, ainda, a chance de estreitar sua relação com as comunidades dos municípios envolvidos, levando informações sobre as oportunidades que oferece enquanto instituição de ensino pública e abrindo-se ao diálogo com essas comunidades. Para o pró-reitor de Extensão, professor Roberto Wagner Guimarães Brito, será mais uma garantia da interiorização do Instituto.

Durante a solenidade, o reitor do IFNMG sinalizou com a possibilidade futura de estender a iniciativa a outras áreas do conhecimento, além da informática: “Esse será o início. Será nosso termômetro”.

Valmir de Sá reafirmou a abertura da AMAMS para novas parcerias com o Instituto. “A educação é a melhor maneira de se promover direitos e se tornar uma pessoa livre”, afirmou o presidente da entidade.