Portal IFNMG - Instituto vai oferecer cursos técnicos a servidores públicos municipais e estaduais Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 08 de Maio de 2012, 21h07 | Última atualização em Terça, 08 de Maio de 2012, 21h07

O IFNMG ofertará a partir de 21 de maio quatro cursos técnicos pelo Programa Nacional de Formação Inicial em Serviços dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário): Alimentação Escolar, Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos e Infraestrutura Escolar. Os cursos, ofertados em parceria com o Instituto Federal do Paraná, serão ministrados nos polos de educação a distância do IFNMG, localizados nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas.

Para participar do programa é necessário ser servidor público municipal ou estadual, não docente, e estar cursando o ensino médio ou já ter concluído e não ter curso superior. Não haverá processo seletivo, bastando o servidor confirmar o interesse em sua escola. Serão atendidos servidores de escolas de toda a região de abrangência do IFNMG. Os servidores interessados deverão procurar a direção de suas escolas. As inscrições serão remetidas pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação à Coordenação do Profuncionário do IFNMG.

As aulas serão ministradas uma vez por semana, transmitidas ao vivo pelo Instituto Federal do Paraná, nos campi do IFNMG, no horário diurno, portanto, se necessário, os servidores serão dispensados do trabalho. A programação das aulas é a seguinte: às segundas-feiras, no caso do curso de Multimeios Didáticos; às terças, Alimentação Escolar; às quartas, Secretaria Escolar; e às quintas, Infraestrutura Escolar. Os cursos terão a duração de 18 a 24 meses.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o coordenador do Profuncionário/ IFNMG, Elmer Sena Souza, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Formação e valorização

O Decreto nº 7.415 de 30 de dezembro de 2010, institui a política nacional de formação dos profissionais da educação básica e dispõe sobre a formação inicial em serviço dos funcionários da escola. Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico.

O Profuncionário, regulamentado pela Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação nº 5, de 30 de março de 2012, tem por objetivo promover, por meio da educação a distância, a formação profissional técnica em nível médio de servidores efetivos que atuem nos sistemas de ensino da educação básica pública, com ensino médio concluído ou concomitante a esse. A formação em nível técnico de todos os servidores é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira.