Portal IFNMG - IFNMG participa de discussão sobre política nacional de assistência estudantil Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2012, 16h07 | Última atualização em Quarta, 25 de Abril de 2012, 16h07

O IFNMG participou, entre os dias 16 e 18 de abril, do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) da região Sudeste, em Viçosa (MG). O evento contou com a presença de mais de cem representantes, entre pró-reitores e técnicos, de 22 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e dois Institutos Federais (IFs) – além do IFNMG, o Instituto Federal de Minas Gerais também participou.

Durante três dias, o debate girou em torno do tema “A Expansão das IFES: Desafios da Assistência Estudantil”. Do Fórum, saíram 85 deliberações que farão parte de um documento a ser entregue no Fonaprace nacional, previsto para acontecer no mês de maio, em Brasília.

Essa foi a primeira vez que os Ifs da região Sudeste foram convidados a participar do evento, criado há 25 anos. O assistente social da Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG, Rony Enderson de Oliveira, explica que, como os IFs não têm um fórum específico de discussão da política de assistência ao educando, considera-se a possibilidade de inseri-los no Fonaprace.

Representante do IFNMG no evento, Rony considera que as discussões levantadas em Viçosa foram de extrema relevância, já que o Instituto ainda tem muito a avançar em relação à política de assistência estudantil. “Já realizamos um encontro no ano de 2011 para definirmos regulamentos e normas. A proposta da Proex continua em discussão e o engajamento dos estudantes nessa construção é muito importante”, ressalta.

À parte o que ainda precisa ser aprimorado, Rony reconhece que o IFNMG avançou bastante no último ano. “Os campi Januária e Salinas já contam com uma equipe completa na assistência ao educando, composta por assistente social, médico, psicólogos, dentistas, assistentes de alunos, entre outros, além da infraestrutura de internato e semi-internato”, relata. “Os outros campi estão se estruturando. E essa estruturação é necessária, pois a demanda vem aumentando com a entrada de novos alunos no IFNMG, como os do e-Tec (cursos técnicos a distância) e Mulheres Mil”.

(Com informações do site da Universidade Federal de Viçosa)