Portal IFNMG - Editora do IFNMG: lançamento aborda a exploração do subproduto de compostagem em seu papel como biofertilizante Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 03 de Maio de 2024, 09h52 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2024, 14h24

Editora do IFNMG: lançamento aborda a exploração do subproduto de compostagem em seu papel como biofertilizante

 

“Subproduto de Compostagem: Avaliação como Biofertilizante” é o título do novo livro lançado pela Editora IFNMG em coedição com a Editora Appris, de autoria da Profª Rita de Cássia Moreira Freire do Campus Januária. A proposta do livro foi aprovada pelo Edital nº 114/2022 de apoio à publicação de livros, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

A obra conta com seis capítulos e tem como tema principal a compostagem, dando ênfase a um subproduto gerado nesse processo e seu reaproveitamento em práticas agrícolas. Segundo a autora, o livro visa propor uma alternativa sustentável de aproveitamento de um efluente oriundo da compostagem em práticas agrícolas. Ele apresenta uma abordagem sobre resíduos sólidos urbanos, sua destinação e a necessidade de encontrar processos de tratamento sustentáveis que visem minimizar o destino desses aos aterros, pois esses resíduos causam diversos problemas à saúde do homem e ao meio ambiente.

“Diversos tratamentos são apresentados, porém, foca-se na compostagem, processo que, quando não é bem executado, gera um subproduto líquido que não pode ser descartado em corpos hídricos sem os devidos tratamentos e sem que parâmetros, como Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Demanda Química de Oxigênio (DQO), por exemplo, estejam dentro de valores estipulados pelas leis locais”.

Rita conta que a pesquisa bibliográfica foi um grande desafio, uma vez que a busca por informações para subsidiar a dissertação exigiu tempo, muita leitura e dedicação. “A pesquisa partiu de uma ideia de que novos caminhos podem ser pensados para utilização de subprodutos gerados pela compostagem, que, eventualmente, têm destinos incertos”.

Ao longo do livro a autora descreve os resultados de um ensaio biológico, onde são avaliados os efeitos da aplicação do efluente como biofertilizante na produção de matéria fresca e matéria seca da alface, comparando com a adubação mineral. São discutidos aspectos relacionados à macro e micronutrientes, bem como a presença de metais tóxicos na parte aérea da alface.

Desenvolvimento de práticas e conscientização

A autora construiu um texto de fácil interpretação para que empresas ligadas ao setor de compostagem, instituições de ensino (alunos e professores) possam compreender e utilizar como referências em dissertações, teses, artigos e outros, para além dos muros das instituições.

 

“Ela se direciona àqueles que se interessam em desenvolver práticas de compostagem e a reutilização de seus subprodutos, que sirva também de conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos no meio ambiente”.

 

O livro Subproduto de compostagem - avaliação como biofertilizante está disponível no site da editora no Portal IFNMG - Catálogo de Livros. Clique aqui para baixar.






Fim do conteúdo da página