Portal IFNMG - Editais de assistência estudantil serão publicados em breve pelos campi Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2011, 10h19 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2011, 10h47

Os programas da Política de Assistência Estudantil foram pensados para atender alunos de todos os cursos oferecidos pelo IFNMG

Está prevista para este mês de abril a abertura, pelos sete campi, dos editais de assistência estudantil para os programas da Política de Asssistência Estudantil do IFNMG. Os editais vão contemplar as demandas detectadas em cada unidade.

Aprovada pelo Conselho Superior, por meio da Resolução nº 29/2011, de 25 de fevereiro, a Política traz princípios e diretrizes que orientarão a elaboração e a implantação de ações para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso pelos estudantes do Instituto.

É nossa responsabilidade ajudar o aluno a se manter no IFNMG, e que as nossas ações incluam conceitos como inclusão social, formação plena, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e bem-estar biopsicossocial”, frisa o Pró-Reitor de Extensão, professor Roberto Wagner Guimarães Brito.

Para tanto, a Política inclui programas voltados para assistência e apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como construção de restaurantes acadêmicos, auxílio-transporte, auxílio-moradia, bolsa alimentação, além de outras bolsas e auxílios. Prevê, também, programas de educação para diversidade, apoio a pessoas com necessidades educativas específicas, assistência à saúde, acompanhamento psicológico, pedagógico e social, incentivo à educação física e lazer, à educação artística e cultural e à formação de cidadania.

A Política de Assistência Estudantil foi construída com a participação dos campi e das constribuições apresentadas por meio da consulta pública realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O assistente social da Proex, Rony Enderson de Oliveira, ressalta que a participação dos alunos através da consulta pública foi de grande valia: “Com isso conseguimos atender as demandas dos alunos, uma vez que eles também estiveram incluídos no processo de construção”.

Leia aqui a Política de Assistência Estudantil do IFNMG.