Portal IFNMG - IFNMG adere ao Dia Internacional de Segurança em Informática Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2011, 14h44 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2016, 18h30

Segurança da informação é pré-requisito para manter a integridade e confiabilidade dos sistemas de informação do IFNMG

O IFNMG aderiu ao Dia Internacional de Segurança em Informática, que acontecerá em 31 de agosto. O evento é promovido desde 2005 pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS).

Nesse dia, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) irá disponibilizar aos servidores da Reitoria palestras sobre o tema, que poderão ser assistidas na sala de reuniões. As palestras, que acontecem em Curitiba (PR), serão transmitidas em tempo, via internet, ao longo de todo o dia (veja relação abaixo). As discussões serão conduzidas com base no tema “Conscientização em Segurança é um Dever de Todos”. As palestras são gratuitas e também poderão ser acompanhadas pelo link a ser disponibilizado no site http://disi.rnp.br.

É importante a participação de todos os setores da Instituição, que hoje faz uso de vários recursos de informática. A segurança da informação é um pré-requisito para manter a integridade e confiabilidade dos dados gerados pelos sistemas de informação do IFNMG. A conscientização deve atingir todos que fazem uso de recursos de informática, inerentes a equipamentos como computadores, notebooks, tablets, telefones celulares e televisores digitais”, defende o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto, Danilo Teixeira Silva.

Além da transmissão das palestras na Reitoria, a adesão do IFNMG ao Dia Internacional de Segurança em Informática também consiste na divulgação de cartilhas sobre o tema, que podem ser acessadas pelo endereço http://disi.rnp.br/material-de-apoio. A primeira cartilha disponível traz recomendações sobre navegação segura em redes sociais.

CAIS

O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) atua na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede acadêmica nacional (rede Ipê), composta por 500 instituições de ensino e pesquisa do país e 3,5 milhões de usuários. Somente em 2010, o CAIS registrou 105.030 notificações de ameaças a instituições conectadas ao backbone.

Em seu site (www.rnp.br/cais), o CAIS disponibiliza uma série de informações para alertar os internautas sobre as ameaças da rede. Além disso, mantém um canal de contato com seus clientes através do endereço cais@cais.rnp.br, para onde devem ser enviados relatos de incidentes de segurança relacionados à rede Ipê.

No campo internacional, mantém relações com as principais organizações atuantes no setor de segurança na Internet. É filiado desde setembro de 2001 ao Forum of Incident Response and Security Teams (FIRST) e, desde setembro de 2005, também é parceiro de pesquisa do APWG (Anti-Phishing Working Group).

(Com informações do site http://disi.rnp.br)

Programação das palestras – Data: 31/08/11

. 9h30-10h20 - Como se Proteger no Mundo Digital: Cuidados Básicos - Palestrante: André Landim (CAIS/RNP)

. 10h20-11h10 - Proteja seu Dinheiro contra as Fraudes da Internet - Palestrante: Altieres Rohr (G1)