Portal IFNMG - IFNMG estreia laboratório móvel na 37ª Expomontes Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2011, 17h25 | Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2011, 18h28

Por meio do laboratório móvel de informática, IFNMG vai ofertar cursos de 3 a 9 de julho, na Expomontes

A 37ª Exposição Agropecuária de Montes Claros vai marcar a estreia do laboratório móvel do IFNMG, destinado a oferecer cursos de Formação Inicial Continuada. Trata-se de uma carreta cuja parte traseira foi transformada em laboratório de informática para 30 alunos.

Essa unidade móvel estará no Parque de Exposições João Alencar Athayde do próximo domingo, dia 3. até o final do evento, no dia 10 de julho, e será aberta à visitação após as 16h de cada dia. A carreta será integrada ao estande que o IFNMG vai manter na Expomontes para apresentar aos visitantes os cursos oferecidos pelos sete campi – nas cidades de Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas -, suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além dos gêneros alimentícios produzidos por três dessas unidades. O espaço para a montagem do estande foi cedido pela Sociedade Rural de Montes Claros, promotora do evento.

O laboratório móvel, no entanto, não será apenas mais uma atração para os visitantes. Por meio de uma parceria com a Polícia Militar, o IFNMG vai usar a estrutura para ofertar, no dia 3, de 8h às 12h, curso de Introdução à Informática (Windows e Internet) para alunos de 11 a 14 anos, de seis escolas públicas integrantes do projeto Jovens Construindo a Cidadania em Montes Claros.

Desenvolvido há três anos na cidade, pelo 10º Batalhão da PM, trata-se de um projeto de protagonismo juvenil. Segundo o coordenador, o cabo Jair Santos Oliveira, a ideia é levar as crianças e os adolescentes a refletirem e identificarem problemas no ambiente escolar e na comunidade em que estão inseridos, para que possam propor ações de mudança, a exemplo de cursos de capacitação, como o que será oferecido em parceria com o IFNMG.

Mais cursos

De 4 a 9 de julho, de 8h às 12h, o laboratório móvel também estará reservado para cursos gratuitos de informática básica – além de Introdução à Informática, também Editor de Texto (Microsoft Word) e Planilha Eletrônica (Microsoft Excel). Desta vez, os beneficiados serão associados da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Norte de Minas (Siccob Credinor), em grande parte produtores rurais. A previsão é que mais de cem pessoas sejam beneficiadas.

Todos os cursos serão ministrados por monitores do curso técnico em Informática do IFNMG-Campus Montes Claros, sob a supervisão do professor Júlio César Guedes Antunes.

Proeja FIC

Encerrada a Expomontes, o laboratório móvel do IFNMG estará disponível para levar cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) a cidades da área de abrangência do Instituto, no Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha.

Inicialmente, serão atendidos os municípios parceiros do IFNMG-Campus Januária no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) FIC, que oferece o curso de Operador de Microcomputador. São eles: Varzelândia, Ibiracatu, Manga, Bocaiuva, Almenara, Brasília de Minas, São Francisco e São João das Missões. A coordenação do Proeja FIC no Campus Januária é do professor Lenir Abreu.