Portal IFNMG - IFNMG terá três novos cursos superiores em 2016 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2015, 09h45 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 11h16

IFNMG terá três novos cursos superiores em 2016

 

 

No próximo ano, o IFNMG vai ofertar vagas para três novos cursos superiores: Tecnologia em Processos Gerenciais, no Campus Almenara; Sistemas de Informação, no Campus Arinos; e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Campus Araçuaí. As portarias de criação dos novos cursos foram assinadas na última terça-feira, dia 20, pelo reitor José Ricardo Martins da Silva.

O primeiro curso, Tecnologia em Processos Gerenciais, é inédito no IFNMG. Segundo a  professora Aline Carraro Borges, que participou da implantação do curso e será a coordenadora, o objetivo é formar, atualizar e capacitar profissionais aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, a gestão de empresas, nas áreas comercial, administrativa e financeira. Ao final do curso, cuja duração será de 2,5 anos, o profissional estará apto para trabalhar com gestão comercial, gestão empresaria e empreendedorismo.

Aline Borges lembra que o curso foi pensado para atender a comunidade de Almenara, que, em audiência realizada em 2013, demandou do IFNMG a oferta de curso superior na área de Administração. “A região é carente desse profissional e as faculdades regionais não oferecem essa formação”, comenta a professora.

Os outros dois cursos superiores recém-criados já são ofertados por outros campi do IFNMG: o Bacharelado em Sistemas de Informação, que será novidade em Arinos, já existe em Pirapora; e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mais conhecido pela sigla TADS, que será a novidade de Araçuaí, já tem oferta em Almenara e Januária.

Os três novos cursos funcionarão em período noturno e serão inteiramente gratuitos, como todos os cursos do IFNMG.

Vagas e seleção

As primeiras turmas de cada curso iniciarão no primeiro semestre de 2016, com 40 vagas cada. Para Tecnologia em Processos Gerenciais, a seleção de alunos será feita exclusivamente por meio do 1º Vestibular 2016 do IFNMG. No caso de Sistemas de Informação e TADS, metade das vagas será preenchida pelo Vestibular e metade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Ambos os processos de seleção ainda não têm calendários definidos. O Vestibular do IFNMG tem inscrições previstas para acontecer até o final deste ano. O Sisu dependerá das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, cujas provas acontecerão no próximo final de semana – 24 e 25 de outubro – e terá cronograma elaborado pelo MEC. Oportunamente, informaremos a respeito dos dois processos de seleção – cronograma, lista completa de cursos e vagas, inscrições - por meio deste portal eletrônico e também de nossa página no Facebook.

 

Novos cursos superiores do IFNMG para 2016:

- Tecnologia em Processos Gerenciais: Campus Almenara – 2,5 anos – Noturno – 40 vagas (Vestibular)

- Sistemas de Informação: Campus Arinos – 4 anos – Noturno – 40 vagas (20 por Vestibular e 20 por Sisu)

- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Campus Araçuaí – 3 anos – Noturno - 40 vagas (20 por Vestibular e 20 por Sisu)

 

Fim do conteúdo da página