Portal IFNMG - Professor do IFNMG lança livro sobre plantas tóxicas para bovinos Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2015, 11h28 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 11h16

Professor do IFNMG lança livro sobre plantas tóxicas para bovinos

O professor do IFNMG-Câmpus Salinas e atual diretor de Ensino Superior do Instituto, Gabriel Domingos Carvalho, publicou neste mês de outubro o livro “Plantas tóxicas para bovinos: conhecer para prevenir”, pela editora Novas Edições Acadêmicas.

Médico veterinário graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com mestrado e doutorado em Medicina Veterinária, na área de Patologia, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Gabriel trabalha com o tema plantas tóxicas há mais de dez anos. Ele já havia publicado um caderno técnico e três capítulos de livros a respeito.

Segundo o professor, o tema intoxicação por plantas é de grande relevância para a pecuária bovina, uma vez que a ocorrência de mortes súbitas causadas pela ingestão dessas plantas é muito frequente. “Identificar as plantas tóxicas invasoras das pastagens e proporcionar a difusão do conhecimento sobre elas é de suma importância, tendo em vista que a melhor forma de controle das intoxicações é a prevenção”, garante.

Gabriel explica que nos capítulos da obra são abordadas as temáticas sobre o que são plantas tóxicas, as condições em que ocorrem as intoxicações, as medidas de controle para preveni-las, diagnóstico e tratamento, as principais plantas tóxicas para bovinocultura e para saúde pública. A obra aponta, entre as plantas tóxicas mais frequentes na região Sudeste do Brasil, onde o bioma predominante é a Mata Atlântica, as principais causadoras de morte súbita em bovinos.

Para mais informações sobre o livro, clique aqui.