Portal IFNMG - IFNMG rumo ao Fórum Mundial de EPT 2015 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2015, 12h03 | Última atualização em Segunda, 25 de Maio de 2015, 12h12

Servidores e alunos embarcam para o Recife levando nas malas atividades técnico-científicas, culturais, de inovação e economia solidária, além de pôsteres

As caravanas do IFNMG já estão na estrada, a caminho do Recife (PE), onde acontecerá, a partir de amanhã, dia 26, o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, no Centro de Convenções de Pernambuco. Três ônibus partem dos Câmpus Montes Claros, Januária e Salinas, com representantes desses e de outros câmpus, levando a maior parte dos servidores e alunos do Instituto que participarão do evento.

Além de participar da programação principal do Fórum - de conferências, palestras, debates e observatórios sobre os temas “Diversidade, Cidadania e Inovação” - eles representarão o IFNMG por meio de nove atividades autogestionadas e dezenas de pôsteres de trabalhos científicos e técnicos.

Entre as autogestionadas, estão uma palestra, dois relatos, duas peças teatrais, dois projetos de inovação tecnológica e dois projetos na área de economia solidária (leia abaixo), que serão apresentados até a próxima sexta-feira, dia 29, e que fazem parte do vasto leque de opções oferecidas pela programação do Fórum, para o qual se inscreveram cerca de 15 mil pessoas, segundo os organizadores, do Instituto Federal de Pernambuco.

No total, serão apresentadas 380 atividades autogestionadas, todas inscritas por entidades integrantes do Cômitê Organizador do Fórum, a exemplo do IFNMG.

Para a Mostra de Pôsteres, foram aceitos 2.572 trabalhos, cada um com direito a três horas de exposição, sendo três turnos nos dias 27 e 28 e apenas o turno da manhã no dia 29. A relação dos pôsteres de autoria de professores e alunos do IFNMG, aprovados para apresentação no FMEPT, com datas e horários, pode ser consultada aqui. Para conferir a relação completa de trabalho aprovados, clique aqui.

Eventos paralelos

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, já está no Recife, onde participa hoje e amanhã (dias 25 e 26), da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que acontece paralelamente ao FMEPT.

Ele também participará de outro evento paralelo, o Seminário de Avaliação Final organizado para os professores dos Institutos Federais que participaram da primeira edição do programa Professores para o Futuro, na Finlândia. No seminário, que acontecerá na quarta-feira, dia 27, em Olinda, os professores relatam os resultados dos seus projetos de desenvolvimento e demostram seu crescimento profissional.

Como um dos participantes da primeira edição do programa, o assessor de Relações Internacionais do IFNMG, Hilton Galvão, apresentará a palestra "O aumento da motivação e envolvimento dos alunos: Administração educacional e ambientes educacionais". As apresentações serão avaliadas pelos tutores da Finlândia, das universidades, TAMK e HAMK.

Na quinta-feira, dia 28, os participantes do Professores para o Futuro serão dipolomados ao final da atividade autogestionada Cooperações Nacionais e Internacionais para Capacitação em Educação Profissional, Científica e Tecnológica, promovida pela Setec/MEC, como parte da programação do FMEPT.

Cobertura

Durante esta semana, o IFNMG irá publicar a cobertura de sua participação no FMEPT 2015 por meio deste portal eletrônico e do Facebook

Atividades autogestionadas do IFNMG no FMEPT 2015

Técnico-científicas