Portal IFNMG - Homenagens, animação e cultura marcam a solenidade de abertura do II Jifenmg Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 19 de Maio de 2015, 01h56 | Última atualização em Terça, 19 de Maio de 2015, 08h46

capa site jogos mesa

Ginásio foi batizado com o nome de Sérgio Alberto Rodrigues, professor aposentado do Câmpus Salinas e que compareceu ao evento

O novo ginásio do IFNMG – Câmpus Salinas recebeu na noite desta segunda-feira (19/05) a abertura oficial do II Jifenmg – Jogos Intercâmpus do IFNMG, que começou a ser disputado na manhã desta segunda e vai até a próxima sexta-feira (22/05).

O evento contou com a presença do reitor do Instituto, José Ricardo Martins da Silva, do prefeito municipal de Salinas, Joaquim Neres Dias, atletas das sete delegações participantes, diretores dos onze câmpus do Instituto e servidores, ex-servidores, professores e gestores do IFNMG, além de diversos convidados e autoridades.

Espírito olímpico

Após a composição da mesa de honra, as sete delegações participantes dos jogos entraram, uma a uma, com seus uniformes, estandartes e bandeiras. Representado os câmpus Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas, os alunos-atletas fizeram o juramento de serem leais, terem espírito esportivo e respeitarem as normas e regras dos jogos.

A tocha olímpica, que ficará acesa durante toda a realização dos jogos, foi acionada por dois alunos do Câmpus Salinas. Outros alunos, também do câmpus anfitrião, tocaram e cantaram o hino nacional e o hino a Salinas.

Integração e aprendizado

Durante sua fala, o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva ressaltou que o II Jifenmg é um importante momento para fortalecer o Instituto e reforçar nos participantes valores como amizade, respeito, cidadania e coragem. “A exemplo do dinamismo, do entusiasmo, da solidariedade e do cooperativismo que envolvem esse tipo de evento, precisamos adotar em nossos câmpus um processo de ensino-aprendizagem que vise fortalecer relações interpessoais, sociais, culturais e esportivas, despertando, principalmente, o espírito de unicidade em nosso Instituto”, disse o reitor.

Como anfitriã do evento, a Diretora-Geral do IFNMG - Câmpus Salinas, professora Maria Araci Magalhães agradeceu ao empenho da comissão organizadora e desejou boa estadia e boa sorte a todos as delegações. Como representante máximo da pró-reitoria responsável pelos jogos, o Pró-reitor de Extensão, professor Paulo Azevedo destacou a importância da realização dos jogos para o desenvolvimento de valores fundamentais para a vida dos estudantes.

O prefeito municipal de Salinas, Joaquim Neres Dias, destacou que o povo salinense está recebendo de braços abertos e com muito carinho e respeito todas as delegações e que “a maior vitória já foi conquistada pelos atletas, que é estar competindo e representando suas cidades”.

Justa homenagem

Um dos convidados foi mais do que especial. Sérgio Alberto Rodrigues, professor de educação física por 30 anos da então Escola Agrotécnica Federal de Salinas, hoje IFNMG – Câmpus Salinas, recebeu uma homenagem do Instituto, dos familiares, dos ex-alunos e dos ex-colegas de serviço pelo legado deixado à Instituição, aos alunos e ao povo norte-mineiro não só no esporte como principalmente na educação, disciplina e desenvolvimento humano.

A justa homenagem foi corporificada no nome do novo ginásio do Câmpus Salinas e palco principal do II Jifenmg, que passa a se chamar “Ginásio Poliesportivo Sérgio Alberto Rodrigues”. Para o professor homenageado, que trabalhou na instituição nas décadas de 1970, 1980 e 1990, foi uma grata surpresa poder emprestar o seu nome para algo por que ele sempre batalhou. “Meu grande desejo era que fosse erguido nesse câmpus um ginásio para que nossos alunos pudessem praticar esporte com mais conforto. Hoje vejo esse sonho realizado, estou muito feliz”, disse o professor Sérgio.

Cultura norte-mineira

Para finalizar a solenidade de abertura do II JIFENMG, o grupo teatral “Cores da Vida”, formado por alunos do Câmpus Salinas, apresentou o belíssimo espetáculo “Enfim Instituto Federal”, que contou a história da rede federal e do IFNMG e homenageou e apresentou, com história, música e dança, todos os câmpus do Instituto Federal.

O grupo irá viajar na próxima semana para a Recife, para apresentar a peça e representar o IFNMG no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.

capa site jogos

Confira mais fotos da solenidade de abertura na página do Facebook do IFNMG, clicando aqui.

Fotos dos jogos do primeiro dia de evento podem ser acessadas clicando aqui.

Criado em 19/05/15