Portal IFNMG - Conheça os cursos técnicos em Eletrotécnica e em Segurança do Trabalho Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2015, 18h16 | Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2015, 12h57

imagem capa do site que curso é este

Série de vídeos apresenta os cursos que estão com vagas abertas no 2º processo seletivo e vestibular de 2015 do IFNMG. Assista aos primeiros.

Para auxiliar os candidatos na escolha de qual curso tentar no processo seletivo e vestibular, o IFNMG lança gradualmente no Youtube, no Facebook e neste portal a partir desta segunda-feira (13/04) vídeos da série “Que curso é este?” para explicar e demonstrar sucintamente em que consiste cada um dos cursos ofertados pelo IFNMG que estão com vagas abertas para ingresso no 2º semestre de 2015. As inscrições para o processo seletivo e vestibular estão abertas até o dia 04 de maio e mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

Curso Técnico em Eletrotécnica

Integrante do eixo “Controle e Processos Industriais”, o curso Técnico em Eletrotécnica, ofertado pelo Câmpus Montes Claros, visa formar profissionais com conhecimento teórico e prático em áreas relacionadas a instalação, operação e manutenção de sistemas elétricos, telecomunicações, iluminação e sinalização, dentre outras áreas industriais e prediais.

O profissional técnico em eletrotécnica possui diversas possibilidades de atuação, como em concessionárias de energia elétrica, prestadoras de serviço, indústrias em geral, nas atividades de manutenção e automação, indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos, podendo atuar também como autônomo.

Confira no vídeo algumas imagens e depoimentos sobre o curso:

{youtube}1K5xUX6q1Go{/youtube}

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Ofertado pelos Câmpus Montes Claros e Pirapora, o curso Técnico em Segurança do Trabalho integra o eixo “Ambiente, Saúde e Segurança” e visa formar profissionais para, dentre outras ações, analisar as condições de trabalho, planejar e elaborar normas e instruções de trabalho, reforçar comportamentos seguros, promover a saúde e a segurança dos trabalhadores e realizar auditorias e implementar ações corretivas, tendo em vista acabar ou minimizar os riscos nos locais de trabalho.

O campo de trabalho do técnico em segurança do trabalho é bastante amplo, abrangendo comércio, indústria, escolas, hospitais e todo local que ofereça algum risco à saúde do trabalhador.

Confira no vídeo algumas imagens e depoimentos sobre o curso:

{youtube}qu3u3iSdK3o{/youtube}

Estrutura

Para todos cursos, o Instituto Federal oferece toda a estrutura necessária para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, com laboratórios e salas de aula bem equipadas, estímulo a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, priorização do processo dialógico e professores concursados com grande capacitação e conhecimento na área.

Processo Seletivo 2º/2015

Os cursos técnicos em Eletrotécnica e em Segurança do Trabalho são, assim como todos outros ofertados pelo Instituto Federal, inteiramente gratuitos e inclusive muitos alunos podem receber bolsas de assistência estudantil durante o período em que estudarem.

Os cursos podem ser feitos por todos aqueles que já concluíram o Ensino Médio ou que estão matriculados a partir do segundo ano do Ensino Médio. O técnico em Eletrotécnica é ofertado atualmente pelo Câmpus Montes Claros, com aulas de segunda a sexta durante a noite. O técnico em Segurança do Trabalho é ofertado pelo Câmpus Montes Claros (aulas a noite) e pelo Câmpus Pirapora (duas turmas, uma de tarde e uma a noite).

Ambos os cursos têm a duração de dois anos.

Nesse 2º processo seletivo de 2015, o curso Técnico em Eletrotécnica está com 40 vagas para ingresso de novos alunos e o Técnico em Segurança do Trabalho também com 40 vagas para Montes Claros e 80 para Pirapora (40 vespertino e 40 noturno). Em todos os casos, 50% dessas vagas são reservadas a candidatos vindos de escola pública (parte para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas) e 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

As inscrições são realizadas exclusivamente na página www.ifnmg.edu.br/processoseletivo e custam R$ 15,00. O candidato que não dispuser de computador e/ou acesso à Internet poderá realizar sua inscrição no próprio IFNMG, nos endereços, datas e locais informados nos editais dos dois processos de seleção. As provas do Processo Seletivo serão realizadas no dia em 7 de junho.

Confira todas as vagas disponíveis:

- Câmpus Almenara: Agropecuária e Administração;
- Câmpus Diamantina: Informática;
- Câmpus Januária: Edificações, Enfermagem e Informática;
- Câmpus Montes Claros: Eletrotécnica e Segurança do Trabalho;
- Câmpus Pirapora: Administração, Edificações e Segurança do Trabalho.