Portal IFNMG - Comunidade do Câmpus Montes Claros e gestores da Reitoria participam do Dia Institucional Ir direto para menu de acessibilidade.
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Publicado: Sexta, 27 de Março de 2015, 14h42 | Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2015, 14h45

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No evento no auditório da Unidade o reitor ressaltou a relevância da proposta dialógica com alunos e servidores

A convite da diretor-geral Câmpus Montes Claros, Nelson Licínio Campos de Oliveira, o reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, e os gestores da Reitoria participaram, durante todo o dia da última quarta-feira (25/03), do Dia Institucional na Unidade, marcado por encontros com os segmentos da comunidade acadêmica. Nesses momentos de interação, servidores e alunos tiveram a oportunidade de apresentar à gestão do IFNMG demandas e anseios, bem como esclarecer dúvidas sobre os mais diversos temas referentes à Instituição. Coordenadores de cursos técnicos e superiores do câmpus, bem como diretores e pró-reitores da Instituição compareceram para ouvir as demandas e dar encaminhamentos às soluções no auditório do Câmpus. No dia 26 de agosto, segundo o diretor-geral acontece mais um Dia Institucional na Unidade.

No Dia Institucional no Câmpus Montes Claros o reitor ressaltou a relevância da proposta dialógica entre alunos, servidores e gestão institucional.“É importante esse momento de reflexão por ainda sermos uma instituição nova. A construção coletiva de diálogo para tomarmos decisões democráticas para o desenvolvimento do Instituto é fundamental para termos qualidade. Estamos à disposição para ouvir servidores e alunos a qualquer tempo”, frisou.

Pela manhã, o encontro foi com a equipe de gestores do Câmpus. À tarde, no primeiro momento foram ouvidas as demandas dos alunos, depois de servidores da Unidade. Segundo o diretor-geral Nelson Licínio as dificuldades estruturais de acesso ao câmpus como ponto do transporte coletivo e a alteração de rota para o contorno do ônibus na portaria do câmpus são exemplos de dificuldades superadas. No entanto, outros desafios estão em curso como a iluminação pública municipal nos arredores do Câmpus.

Os alunos elencaram que segurança, redes de internet e a falta de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula como grandes dificuldades enfrentadas diariamente na Unidade. Segundo o reitor e o diretor-geral do câmpus essas demandas são de conhecimento da administração da instituição e encanhamentos já foram realizados como o início do processo de adequação da capacidade de carga da rede de energia elétrica dos prédios, de aquisição de equipamentos de rede e de refrigeração, além de solicitações junto aos poderes públicos municipal e estadual sobre a questão da segurança nos arredores do câmpus.

Moradia Estudantil e Restaurante Universitário
Moradia estudantil e restaurante universitário são novidades para todos da rede tecnológica afirmou o reitor José Ricardo Martins. “Nós dos IFs, estamos construindo melhor o planejamento pensando nessas novas estruturas universitárias. Servidores, empresas e outras contratações para esses serviços são novidades. Porém, Januária e Salinas, por exemplo, já estão pensando em aprimorar a moradia estudantil que já é ofertada há 40 anos. Hoje, estamos com 45 milhões de reais em obras licitadas, mas estamos preocupados com os cortes no orçamento. Por isso temos que pensar com cuidado, paulatinamente, e em prol de uma estrutura melhor para a comunidade acadêmica. Precisamos ter calma. Esse ano temos que fazer tudo com bem menos recursos”, ponderou aos alunos. O reitor citou ainda que um modelo de contenção de despesas para o Instituto. “Vamos ter que fazer mais com menos.”, frisou.

Quadro de pessoal
Com a iminência de ocupação do novo prédio de ensino que está sendo construído na Unidade e com a possível implantação de novos cursos, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018, há uma ansiedade quanto ao efetivo de pessoal para atender essas futuras demandas.

Em relação ao corpo docente, parte das vagas necessárias serão supridas por meio do concurso público que está em andamento, na fase de inscrições. O reitor José Ricardo Martins da Silva esclareceu que há um acordo feito no início de sua gestão, com os diretores-gerais de câmpus, à época, sobre a distribuição do total geral de vagas para docentes efetivos entre as unidades do IFNMG. Segundo esse acordo interno, o Câmpus Montes Claros chegaria a ter de 100 a 110 professores. Atualmente, são 53 docentes efetivos e lotados no Câmpus.

Quanto aos técnico-administrativos em Educação, foi esclarecido que não há previsão de aumento do efetivo, que atualmente é de 48 servidores. Diante dessa situação, o professor Nelson Licínio explicou que o Câmpus está estudando novas possibilidades de terceirização de serviços, atentando-se para o fato de que algumas funções só podem ser desempenhadas por servidores concursados.

Pronatec e e-Tec
A previsão é de que o Câmpus Montes Claros continue a desenvolver ações dentro do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), tanto no âmbito do e-Tec, com os cursos a distância, quanto dos cursos ofertados via Bolsa-Formação. No entanto, Nelson Licínio disse que o Câmpus está reavaliando seus números em relação ao Programa e deve promover uma adequação para ajustá-los à capacidade de execução do Câmpus em termos de recursos financeiros e com vistas a manter a qualidade das ações.


Administração de recursos de projetos de extensão
As dificuldades dos servidores que atuam em projetos de extensão para realizar a administração dos recursos financeiros, principalmente quanto à compra de insumos, também foi levada à discussão. É necessário conseguir uma forma de agilizar a aquisição desses itens e, ao mesmo tempo, “desafogar” o setor de compras da Instituição. Duas sugestões seriam abrir para a extensão duas possibilidades já adotadas pela pesquisa no IFNMG: o cartão pesquisador e o recurso à fundação de apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Funarbe –, autorizada a atuar como apoio ao IFNMG. Segundo o professor Paulo Azevedo, a experiência da pesquisa vem indicando que a última opção é a mais favorável, portanto a Pró-Reitoria de Extensão vai avaliar essa possibilidade para dar mais celeridade à execução dos projetos.


Integração de eventos de pesquisa e extensão
As pró-reitorias de Extensão e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação sinalizaram que, a partir do próximo ano, os grandes eventos multicâmpus de cada uma das áreas devem ser realizados integradamente, para favorecer tanto a otimização de recursos quanto para a participação do maior número possível de servidores e alunos.

Neste ano, o IV Seminário de Iniciação Científica (SIC) e IV Mostra de Trabalhos Científicos acontecerão de 28 a 30 de abril, no Câmpus Arinos. Já a primeira mostra de trabalhos de extensão está sendo planejada para o segundo semestre deste ano, juntamente com o lançamento da revista de extensão do IFNMG.

Equipe
Ao longo do dia, estiveram presentes no Câmpus: o reitor, professor José Ricardo Martins da Silva; o Pró-Reitor de Administração, Edmilson Tadeu Cassani; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alisson Magalhães Castro; a pró-reitora de Ensino, Ana Alves Neta; o pró-reitor de Extensão, Paulo César Pinheiro de Azevedo; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta; o diretor de Gestão de Pessoas, Rafael Farias Gonçalves; o diretor do Centro de Referência de Educação a Distância e Projetos Especiais, Antônio Carlos Soares Martins; o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Danilo Teixeira Silva; e o diretor de Administração e Planejamento, Adalcino França Júnior.

Criado em 27/03/2015

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