Portal IFNMG - Deputado Leonardo Monteiro visita Reitoria e reforça apoio a ações do Instituto Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 05 de Fevereiro de 2015, 17h37 | Última atualização em Sexta, 06 de Fevereiro de 2015, 08h12

DSC08195a

O IFNMG foi a instituição escolhida para a primeira visita do recém-empossado deputado Leonardo Monteiro em seu quarto mandato na Câmara Federal. O deputado e comitiva foram recebidos na manhã de ontem, dia 5, pelo reitor José Ricardo Martins da Silva em seu novo gabinete, em Montes Claros. “Esse momento é muito simbólico para nós, pois reforça a importância da boa relação com o legislativo federal para apoio às ações de expansão do instituto”, comentou o reitor.

Antigo parceiro do Instituto, Leonardo Monteiro novamente colocou seu mandato à disposição do IFNMG, com o compromisso de apoiar as ações do Instituto nas regiões Norte e Noroeste de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

O deputado reafirmou a crença de que o IFNMG e outras instituições de ensino presentes nessa região de Minas Gerais têm muito a contribuir para o desenvolvimento regional sustentável e serão importantes parceiras da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, que o deputado estadual Paulo Guedes assumiria ontem, ao ser empossado pelo governador Fernando Pimentel, em solenidade ocorrida logo após, também em Montes Claros.

EAD
A educação a distância no Instituto, que em 2014 atendeu mais de 20 mil alunos por meio de cursos técnicos, foi uma das principais pautas da reunião. Apoio importante desde as primeiras articulações do IFNMG com os municípios para a oferta de cursos EAD, o deputado Leonardo Monteiro comprometeu-se novamente com a causa, especificamente com o andamento do processo de credenciamento da Instituição, em Brasília, para a oferta de cursos superiores na modalidade EAD. O diretor de Educação a Distância, professor Antônio Carlos Soares Martins, explicou que, neste momento, o credenciamento é o único entrave para a oferta desse tipo de curso pelo IFNMG, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Os municípios já nos apresentaram uma demanda total de 26 mil vagas”, acrescenta.

Itamarandiba
Também estiveram presentes na reunião o prefeito de Itamarandiba, Erildo Gomes, e outras autoridades do município, que foram solicitar ao reitor do IFNMG e ao deputado Leonardo Monteiro apoio para a criação de uma unidade presencial do Instituto na cidade.

O professor José Ricardo explicou que, no ano passado, o IFNMG protocolou junto ao Ministério da Educação (MEC) doze projetos de expansão, incluindo o do município de Itamarandiba. Segundo ele, o MEC respondeu que a definição de novos câmpus das instituições da Rede Federal está condicionada à criação de novos cargos e funções, por meio de um projeto de lei que está sendo aguardado.

O caminho apontado como possível solução para o caso de Itamarandiba é a implantação de um centro de referência, considerando que o Instituto tem autonomia para criar esse tipo de unidade presencial, desde que haja contrapartida do município e sejam atendidos alguns pré-requisitos, como já haver atividades do Instituto na cidade, como cursos a distância e cursos do Bolsa Formação do Pronatec. Atualmente, o IFNMG oferta sete cursos técnicos e uma pós-graduação, todos a distância, no polo de Itamarandiba.

Presenças
Além das presenças já citadas, também estiveram na reunião, da parte do IFNMG, o pró-reitor de Administração, professor Edmilson Tadeu Cassani, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Alisson Magalhães Castro, e a coordenadora de Ensino da Diretoria de EAD, professora Ramony Maria Silva Reis Oliveira. Do gabinete do deputado, participaram os assessores Paulo Rogério Silveira, Ângelo Márcio Gomes Melo e Alfredo Ramos. Representando o município de Itamarandiba, vieram: a secretária de Educação, Valdimeia Aparecida Abreu, os vereadores Guim Carneiro e Ciderley Nunes Cena e o senhor Gabriel Santos. Esteve presente, ainda, o prefeito de Coluna, José de Brito.

Criado 05/02/2015