Portal IFNMG - Reitoria do IFNMG participa de solenidade de posse de secretário estadual e recebe presidente da Amams Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 04 de Fevereiro de 2015, 18h07 | Última atualização em Quinta, 05 de Fevereiro de 2015, 07h50

amams cau

Com o intuito de fortalecer a política institucional de expansão do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), o reitor do Instituto, professor José Ricardo Martins, participou nesta quarta-feira (03/02) da cerimônia de posse presidida pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, do novo secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e do presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), no Centro de Eventos Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.

O deputado estadual Paulo Guedes comandará a Sedinor. O prefeito do município de Capitão Enéas, César Emílio Lopes Oliveira, preside a Amams no biênio 2015/2016. Ainda na tarde desta quarta-feira, o professor José Ricardo Martins recebeu a primeira visita institucional de César Emílio à frente da Amams no novo prédio da Reitoria do instituto.

Na reunião, o reitor José Ricardo frisou que a Amams e a Sedinor possuem área de atuação com foco regional que coincide em muito com área de abrangência do IFNMG. “Tanto a Sedinor quanto a Amams são parceiros do Instituto na interlocução com as prefeituras para cada vez mais ampliarmos com qualidade as várias vertentes de educação que ofertamos”, ressaltou.

O presidente da Amams, César Emílio, pontuou que a associação tem como objetivo não apenas levar as reivindicações dos municípios, mas também dos parceiros e que em março desse ano haverá uma reunião com todos os prefeitos da região da associação que serão convidados a conhecer melhor o IFNMG. “Nós prefeitos precisamos muito do apoio científico e intelectual do IFNMG na elaboração de projetos e implementação de empreendimentos para nossos municípios”, elencou César.

Articulador do encontro, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional (Prodi), Alisson Castro, ressaltou a importância dos diálogos institucionais com prefeituras, secretarias e mandatos parlamentares para a implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFNMG. “Estamos trabalhando na criação de Centros de Referência do IFNMG em Capitão Enéas, Corinto e Porteirinha e os apoios são fundamentais”, afirmou Alisson.

O diretor do Ensino a Distância (EAD) do IFNMG, Antônio Carlos, lembrou na reunião que é fundamental a relação do Instituto com a Amams para o fortalecimento dos mais de 110 polos da EAD nos mais de 170 municípios que compõe a área de atuação do Instituto. Junto com ele a coordenadora de Ensino da EAD no IFNMG, Ramony Oliveira, explicou um pouco ao presidente da Amams da importância e do processo de implantação de unidades da Universidade Aberta do Brasil no interior da região do Norte de Minas Gerais.

Ainda na oportunidade o assessor de Relações Internacionais do IFNMG, Hilton Galvão, se colocou à disposição para compartilhar da capacitação pedagógica que recebeu na Finlândia, na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK) - Tampere University of Applied Sciences (TAMK). Hilton citou o exemplo de como os alunos aprendiam o funcionamento das cidades desde a cobrança de impostos até investimentos em construções e educação.

Conheça um pouco da composição da Amans
A nova diretoria da Amams está assim composta: presidente, César Emílio - prefeito de Capitão Éneas, 1º vice-presidente - Edmárcio Moura Leal - prefeito de Matias Cardoso; 2º vice-presidente - Luiz Rocha Neto - prefeito de São Francisco; Diretor de Gerenciamento Econômico, Finanças e Projetos – Sidney Pereira da Silva – Prefeito de São João da Ponte; Diretor de Gerenciamento Regional – Enoch Vinicius Campos de Lima – Prefeito de Jaíba; Diretor de Articulação Política - Wagner Danilo Mendes Teixeira – Prefeito de Serranópolis de Minas; Conselho fiscal - João Bosco Costa – Prefeito de Vargem Grande do Rio Pardo; Manoel Jorge de Castro – Prefeito de Januária; Hélio Pinheiro da Cruz Junior – Prefeito de Catuti; Suplentes - Sandra Maria Fonseca Cardoso – Prefeito de Ibiai; Erildo Espirito Santo Gomes – Prefeito de Itamarandiba; Filomeno Afonso de Figueiredo – Prefeito de Guaraciama;

Criado em 04/02/2015