Portal IFNMG - Diretor fala sobre expectativas em relação ao Câmpus Avançado Janaúba Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 15 de Setembro de 2014, 11h43 | Última atualização em Terça, 16 de Setembro de 2014, 07h36

O diretor do Câmpus Avançado Janaúba, professor Fernando Barreto Rodrigues, nomeado e empossado no dia 20 de agosto último, é o mais novo integrante do Colégio de Dirigentes do IFNMG, integrado por diretores de câmpus e pró-reitores e presidido pelo reitor. Ele participou de sua primeira reunião na última quinta-feira, dia 11. Apresentado aos conselheiros que ainda não o conheciam, o professor Fernando foi recebido por palavras de acolhida dos demais colegas.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros, mestre em Produção Vegetal pela mesma Universidade e doutorando em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fernando Barreto vinha exercendo suas atividades de professor efetivo do IFNMG no Câmpus Salinas. Agora, ele vai gerir uma das unidades em implantação do Instituto. A seguir ele comenta suas expectativas e o início do trabalho no Câmpus Avançado, que ofertará os primeiros cursos técnicos presenciais a partir do primeiro semestre de 2015.

Portal - Quais são suas expectativas em relação à implantação do Câmpus Avançado do IFNMG em Janaúba?
Fernado Barreto - A cidade de Janaúba e a região da Serra Geral sempre sonharam com uma instituição pública que ofertasse formação técnica ao seu povo. Partindo dessa premissa, tenho a expectativa de atuar com compromisso e responsabilidade na construção desse sonho, que agora é realidade.

P - Então, qual será a missão do Instituto na cidade e região?
FB - O IFNMG será a instituição pública, gratuita e de qualidade na região da Serra Geral e sua presença far-se-á grande na oferta de cursos técnicos e profissionalizantes que formem o cidadão para o trabalho na dimensão mais profunda que essa palavra pode alcançar. Isso significa oferecer cursos que, além da formação profissional e técnica, dignifiquem o ser trabalhador. Acredito que seja essa a missão da nossa Instituição.

P - Quais são os maiores desafios que você vem encontrando na implantação dessa nova unidade do Instituto?
FB - A implantação dessa unidade requer muita entrega de todos que estão chegando em Janaúba. Inicialmente, temos o desafio de começar a atuar em um prédio provisório. Estamos trabalhando na aquisição do mobiliário e dos demais materiais para o início dos cursos [presenciais]. A concepção dos projetos dos cursos também tem sido algo bastante desafiador. Temos um grande desafio que é fazer com que toda a região da Serra Geral conheça a nossa Instituição e que os nossos cursos possam atingir o maior número de pessoas possível. São muitos os desafios quando se pretende fazer uma Instituição séria, democrática e de qualidade.