Portal IFNMG - Editais do Processo Seletivo e Vestibular serão publicados na próxima semana Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 11 de Setembro de 2014, 11h20 | Última atualização em Quinta, 11 de Setembro de 2014, 11h20

Está prevista para a próxima semana a publicação dos editais do 1º Processo Seletivo e 1º Vestibular 2015 do IFNMG, que vão selecionar alunos para cursos técnicos e superiores gratuitos, para entrada no primeiro semestre do próximo ano.

Segundo o calendário definido para os dois processos de seleção, as inscrições devem acontecer no período de 1º a 31 de outubro, somente por meio do portal eletrônico www.ifnmg.edu.br.

Vagas

A relação dos cursos e câmpus de oferta, com número de vagas, será conhecida a partir da divulgação do edital.

Serão ofertadas vagas para cursos técnicos nas seguintes modalidades:

- integrado: oferecido a quem já terminou o ensino fundamental e quer cursar o ensino médio e o técnico de uma só vez e em uma mesma instituição de ensino;
- concomitante: oferecido a quem já está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra instituição de ensino;
- subsequente: oferecido a quem já concluiu o ensino médio.

No caso dos cursos superiores, haverá vagas em cursos de:

- bacharelado: curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel;
- licenciatura: curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado;
- tecnologia: curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, conferindo o grau de tecnólogo.

Obras literárias

Os editais do Processo Seletivo e Vestibular também trarão outras informações importantes para os possíveis candidatos, como o sistema de reserva de vagas adotado pelo IFNMG, quem tem direito à isenção da taxa de inscrição e a forma de solicitá-la e o conteúdo programático das provas.

Em relação a este último item, a Coordenação de Ingresso do IFNMG já havia adiantado, no início do último mês de agosto, a divulgação do nome das obras literárias indicadas para os candidatos do Vestibular. São eles: A hora da estrela, de Clarice Lispector; Hotéis à beira da noite, de Per Jonhs; Quase verbo, de Jurandir Barbosa; e Budapeste, de Chico Buarque de Holanda.

Fim do conteúdo da página