Portal IFNMG - Servidores e alunos do Câmpus Salinas participam de encontro de estudos rurais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 08 de Setembro de 2014, 08h22 | Última atualização em Segunda, 08 de Setembro de 2014, 08h22

Ricardo, Rogério, Gilvar e Fabiano na abertura do evento

Os servidores do Câmpus Salinas Fabiano Rosa de Magalhães e Rogério Alves de Amorim, juntamente com os bolsistas de Iniciação Científica (BIC-Jr) Ricardo Santos Pereira da Rocha e Gilvar Victor da Silva Pereira participaram do VI Encontro da Rede de Estudos Rurais, ocorrido entre os dias 2 e 5 de setembro, na Unicamp, em Campinas (SP).

A proposta da Rede é integrar as diversas perspectivas de análises relacionadas à temática do mundo rural. O Encontro buscou discutir os aspectos relacionados à desigualdade, exclusão e conflitos nos espaços rurais. Foi um evento rico e diferenciado, já que a dinâmica proporcionou o diálogo entre os diversos trabalhos de cada grupo de trabalho (GT).

Para o IFNMG, a participação vem consolidando uma discussão em torno das questões agrárias do Norte de Minas. A cada artigo publicado, cada apresentação lida-se com questões que extrapolam o âmbito da própria região. Por outro lado, a Instituição vem colocando a possibilidade de fazer pesquisa na área de Sociologia Rural.

Artigo

Os servidores Fabiano Magalhães e Rogério Amorim apresentaram o artigo intitulado “Elementos para a compreensão da renda fundiária nas microrregiões de Salinas e Grão Mogol, norte de Minas Gerais”, inscrito e aprovado no GT 08 - A luta pela terra e a política fundiária. O artigo encontra-se disponível em: http://www.redesrurais.org.br/6encontro/trabalhos/Trabalho_51.pdf.

A publicação é produto parcial dos estudos desenvolvidos no projeto de iniciação científica em que os pesquisadores acompanham o Movimento dos Geraizeiros no Alto Rio Pardo, com foco nos conflitos que vem ocorrendo nas microrregiões de Salinas e Grão Mogol, onde implantou-se a monocultura do eucalipto nas décadas de 1970 e 1980, combinando com os recentes projetos de exploração minerária e a abertura de barragens. Tais projetos atingem as populações tradicionais da região.



Fim do conteúdo da página