Portal IFNMG - Canadenses querem parceria para além do Ciência sem Fronteiras Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 20 de Agosto de 2014, 11h37 | Última atualização em Quarta, 20 de Agosto de 2014, 11h37

“Vemos na internacionalização um caminho para que nossos alunos vislumbrem um horizonte ainda maior.” Foi com esse tom de acolhimento e abertura a novas parcerias para intercâmbio e mobilidade acadêmica que o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva (à dir.), recebeu o vice-chanceler da  canadense Lakehead University, Brian Stevenson.

O encontro, que envolveu vários representantes da gestão do Instituto e também a assessora de Relações Internacionais da universidade canadense, Liliana Lopes, aconteceu , na manhã de ontem, dia 19, no Câmpus Montes Claros.

A visita ao IFNMG faz parte da agenda de trabalho que os canadenses cumprem no Brasil, iniciando em Brasília, passando por Minas Gerais e terminando em São Paulo. Entre os objetivos da visita estão o fortalecimento do diálogo para novas parcerias, a compreensão in loco do setor de educação superior no
Brasil, mecanismos alternativos de financiamento e suporte à educação superior, e oportunidades de mobilidade internacional além do CsF.  “Temos que estabelecer relações sólidas para além desse programa de governo”, declarou Brian Stevenson demonstrando a preocupação de manter relações que possam estabelecer parceiras de longo prazo, para intercâmbio de estudantes e professores e para o desenvolvimento de pesquisas.

Inicialmente, ele propõe a ampliação do número de alunos de graduação que vão para a Lakehead por meio do CsF. Posteriormente, poderia haver outras parcerias para intercâmbio de docentes e também de alunos do ensino técnico.

A universidade é a terceira instituição canadense em número de alunos do CsF, incluindo o estudante Nondas Ferreira,  do curso de Engenharia Florestal do IFNMG-Câmpus Salinas, que deve voltar em breve de um intercâmbio iniciado em 2013. Segundo o vice-chanceler, o sucesso do intercâmbio oferecido pela Lakehead University deve-se, principalmente, a um excelente programa de ensino de língua inglesa e à receptividade e acompanhamento dos alunos durante a estadia, com atividades sociais e eventos, serviço de aconselhamento, centro de saúde no câmpus, entre outros diferenciais.

Brasil-Canadá

Atualmente, outros sete alunos do IFNMG também fazem intercâmbio em instituições canadenses. O país vem sendo um dos mais procurados pela comunidade acadêmica da Rede Federal e as parceiras com instituições canadenses são incentivas pelo Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Inclusive, no ano de 2013, o Conif enviou uma delegação ao Canadá, da qual fazia parte o reitor José Ricardo Martins da Silva.

No encontro de ontem, o reitor fez menção a essa viagem e aos resultados já sortidos na busca do estreitamento dos laços, como a ida de professores do IFNMG ao Canadá. O primeiro deles foi o professor Hilton Lopes Galvão, assessor de Relações Internacionais, que visitou o College of the Rockies, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.

A professora Tatiana Tozzi Martins Souza Rodrigues, atualmente diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Câmpus Januária, também esteve no Canadá este ano, por três meses. Ela, que na reunião desta terça-feira foi a responsável por fazer a apresentação do IFNMG aos visitantes estrangeiros, integrou o grupo de 43 professores da Rede Federal que participou de um treinamento em pesquisa aplicada e tecnologias educacionais, dentro do modelo aplicado pelos colleges canadenses. Com a distribuição do grupo entre instituições de ensino canadenses, a professora Tatiana foi direcionada ao Centennial College, na cidade de Toronto.

Foi um projeto-piloto no qual, ao final do treinamento, o grupo tinha como missão propor um currículo de treinamento para outros professores da Rede. Segundo Tatiana, a intenção da Setec/MEC e Capes é levar mil professores para fazer o treinamento no Canadá, num prazo de dois anos.

Para Tatiana, ficou claro que simplesmente aplicar o que é feito lá no Canadá às nossas instituições não é possível, pois são realidades muito diferentes. Contudo, a experiência permitiu várias reflexões que podem levar ao aprimoramento das atividades por aqui. De tudo o que presenciou, o que mais lhe chamou a atenção foi a parceria das instituições de ensino com a indústria, principalmente local, para o desenvolvimento de produtos, e o alto investimento em qualificação de professores.

Engenharia Florestal

Na visita dos representantes da Lakehead University, houve, ainda, apresentação do  Bacharelado em Engenharia Florestal, ofertado pelo IFNMG no Câmpus Salinas, curso de grande interesse para os canadenses. A apresentação ficou a cargo do professor Leonardo Lara e Lanna, diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Câmpus.

Após as apresentações e o momento de interação entre os participantes da reunião, houve visita às instalações do Câmpus Montes Claros.