Portal IFNMG - Câmara de Montes Claros rende homenagem ao IFNMG por seus 5 anos de criação Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 23 de Maio de 2014, 11h57 | Última atualização em Sexta, 23 de Maio de 2014, 17h48

Reitor recebe placa das mãos de Alfredo Ramos

O IFNMG recebeu na noite de ontem, dia 22, na Câmara Municipal de Montes Claros, a Placa Alferes José Lopes de Carvalho, por ocasião de seus cinco anos de criação, completados em dezembro de 2013.

Proposta pelo vereador Alfredo Ramos, a homenagem foi aprovada por unanimidade na Câmara. “A Instituição tem um trabalho notável e tem ajudado a construir uma nova história nessa porção do Estado. Após analisar o papel que o Instituto desempenha e sua magnitude, não tive dúvidas em propor a entrega dessa placa, que a Câmara tem oferecido a pessoas físicas e jurídicas com papel preponderante para nossa região”, explicou o vereador.

Reconhecendo a homenagem como justa e oportuna, o presidente da Casa, vereador Antônio Silveira de Sá, agradeceu ao IFNMG pelo trabalho que vem desempenhando na cidade e região, em seus cinco anos de criação. E acrescentou: “A educação dá resultados a longo prazo. Por isso, no futuro, termos ainda mais a agradecer ao Instituto”.

A Placa Alferes José Lopes de Carvalho, que será afixada na Reitoria, foi entregue ao reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva. Na ocasião- que além de uma cerimônia de homenagem, era  uma oportunidade de abertura e contato com toda a comunidade, quer pela presença física, quer por meio da transmissão ao vivo da sessão pela TV Câmara - o reitor reforçou a importância dessa interação. “Nas comunidades em que atuamos, o Instituto tem buscado o diálogo com a comunidade, tentando construir mecanismos e estratégicas de atendimento às demandas regionais”, disse.

Expansão

Em seu discurso, o vereador Alfredo Ramos situou a criação do Instituto no contexto da expansão do ensino profissional e técnico e das demais políticas públicas e ações dos governos Lula e Dilma na área de educação. Uma expansão que se traduz no número atual de alunos matriculados no IFNMG - mais de 30 mil – e na iminência de implantação de outras três unidades até 2015 – Câmpus Teófilo Otoni, Câmpus Diamantina e Câmpus Avançado Janaúba.

E, segundo o reitor José Ricardo, no que depender do apoio do governo federal, a expansão vai continuar. Pelo menos foi o que ele e reitores dos demais institutos federais puderam sentir em um encontro com a presidenta Dilma na última quarta-feira, dia 21, em Brasília, quando foram feitas várias pactuações em prol da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “A presidenta é fã incondicional dos institutos federais e ela nos mostrou o quanto ainda é grande o nosso desafio”, contou o reitor, fazendo referência aos grandes “vazios” que ainda há no País em relação a oportunidades de qualificação profissional, apesar do grande aumento do número de matriculados na Rede Federal nos últimos anos.

Além do reitor, estiveram presentes na solenidade pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores de câmpus e outros servidores da Reitoria do IFNMG. Representantes do legislativo estadual e federal, outras autoridades e membros da sociedade civil também prestigiaram o cerimônia.