Portal IFNMG - Candidatos já podem inscrever-se no Enem 2014 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 13 de Maio de 2014, 08h04 | Última atualização em Terça, 13 de Maio de 2014, 08h04

Os candidatos a vagas na educação superior, inclusive no IFNMG, que pretendem participar da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem fazer a inscrição, exclusivamente pela internet, até 23 de maio.

A inscrição do Enem é gratuita para todos os estudantes de escolas públicas e para aqueles que se declaram carentes. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser solicitado por meio do sistema de inscrição. Para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35,00.

As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.

Sisu e certificação

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

Por meio do Sisu, o IFNMG seleciona os alunos que vão preencher parte das vagas disponíveis em seus cursos superiores. As demais vagas são preenchidas por meio de vestibular, realizado pelo próprio Instituto.

O Enem é também uma oportunidade de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio para quem não teve a chance de concluir o curso na forma tradicional. Pessoas com mais de 18 anos podem fazer o exame também para obter essa certificação. Esse propósito deve ser indicado no momento da inscrição. O IFNMG é uma das instituições certificadoras que podem ser escolhidas para esse fim.

Para obter mais informações sobre o Enem 2014 e realizar a inscrição, o candidato deve acessar a página do exame na internet.

Com informações do portal do MEC