Portal IFNMG - Alunos e professores do IFNMG participam do intercâmbio no exterior Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 08 de Abril de 2014, 11h51 | Última atualização em Quarta, 09 de Abril de 2014, 10h59

Foto 2

Valdeir e Flávia, com o professor Renildo Félix

Valdeir Celestino e Flávia Caroline, do curso de Agronomia do Câmpus Januária, são aos próximos alunos do IFNMG a seguir para intercâmbio no exterior pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Eles devem embarcar para o Canadá no próximo mês de maio.  A escolha do país se deu devido à fama de povo acolhedor e à estrutura disponível para receber os intercambistas. Lá, irão desenvolver atividades ligadas a área de Agronomia e também terão a chance de estudar e aprimorar o inglês.

Outros dois alunos do IFNMG aprovados pelo Programa CsF preparam-se para realizar o intercâmbio no Canadá: Amanda Andrade e David Vinicius, do Câmpus Montes Claros, ambos do curso de Engenharia Química. Em março deste ano, embarcaram para lá os estudantes Camila Souto e Willyan Caldeira, dos Câmpus Montes Claros e Januária, respectivamente.

Outro estudante do Instituto que também se foca no intercâmbio é Derek Freitas, do 6º período de Medicina Veterinária do Câmpus Salinas, que que viajou para os Estados Unidos no ano passado, onde ficará por mais um ano. Derek está estudando na Universidade do Arizona, na cidade de Old Tucson. “Esse intercâmbio me permite condições de vivenciar disciplinas que não seriam possíveis no Brasil”, afirma.

Derek Freitas faz intercâmbio na The University of Arizona (EUA)

A primeira aluna do IFNMG a fazer graduação-sanduíche com bolsa do CsF foi Tatiane Carla Silva, do curso de Agronomia do Câmpus Januária, que atualmente faz mestrado em Fitopatologia na UFLA. Outros alunos que estão participando do Programa CsF: Nondas Silva (Canadá) e Elber Sousa (EUA), ambos do Câmpus Salinas, Antônio V. Ramos (Austrália),  do Câmpus Montes Claros, e Rodrigo N. Martins (Canadá), do Câmpus Januária.

Como participar

Os demais alunos de graduação do IFNMG que desejam participar de intercâmbios devem ficar ligados nas próximas chamadas para bolsas de graduação-sanduíche previstas para acontecer ainda este ano pelo Programa Ciência sem Fronteiras. As chamadas são divulgadas no site do programa – www.cienciasemfrontes.com.br – e também neste portal eletrônico.

Entre os requisitos obrigatórios para todas as chamadas estão obter nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados no período de 2009 a 2013, apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos. É necessário também cursar uma das áreas contempladas pelo programa.

Professores também realizam intercâmbio no Canadá e EUA

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o assessor de Relações Internacionais e coordenador institucional do Programa CsF do IFNMG, professor Hilton Galvão, esteve no Canadá realizando curso de aperfeiçoamento de inglês e estágio no Departamento de Relações Internacionais do College of the Rockies, com o apoio da Fapemig. O professor aproveitou a experiência de vivenciar com estudantes de outras instituições de ensino brasileiras que estavam no College pelo programa CsF.

Hilton Galvão (1º à dir.), assessor de Relações Internacionais, em intercâmbio no Canadá

Atualmente, o IFNMG possui outros dois docentes no exterior, Ronan Valadares e Tatiana Rodrigues. O professor Ronan Valadares, do Câmpus Arinos, realiza doutorado-sanduíche na University of New Hampshire, nos Estados Unidos, pelo Programa CsF. Já a professora Tatiana Rodrigues, do Câmpus Januária, integra o grupo de 43 pesquisadores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que permancerão no Canadá durante três meses com o objetivo de ampliar conhecimentos em gestão e organização de ações de pesquisa aplicada articulada com o setor produtivo.

Ronan Valadares com Muhammad Yunus, Nobel da Paz, em palestra na University of New Hampshire (EUA)