Portal IFNMG - Campus Montes Claros sediará XVIII Maratona Brasileira de Programação Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2013, 15h04 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2013, 15h07

Habilidade, concentração e raciocínio lógico. É nessa tríade que centenas de estudantes de todo o país se lançam para participar da XVIII Maratona Brasileira de Programação, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Esta será a primeira vez que o IFNMG sediará a primeira fase da competição, que acontecerá neste sábado, dia 14,  a partir das 9 horas, no Campus Montes Claros.

A Maratona de Programação é um evento nacional que acontece em duas fases: a primeira é regional, acontecendo em várias cidade do Brasil, e a segunda fase é a final brasileira, que reúne os 50 melhores times do país. Os quatro melhores times da final representarão o Brasil no ACM ICPC – International Collegiate Programming Contest, evento mundial que reúne os melhores programadores do mundo.

Nesta primeira fase, a XVIII Maratona Brasileira de Programação reúne 590 times de 181 Instituições de Ensino Superior. São 42 sedes espalhadas pelo Brasil. De acordo com o professor do IFNMG Renato Cota, Diretor da Sede Montes Claros, a final nacional será na cidade de Uberlândia (MG) e reunirá os 60 melhores times em novembro deste ano.

Participarão da 1ª fase regional norte-mineira 14 times de quatro instituições: IFNMG-Campus Montes Claros, Unimontes, Faculdades Santo Agostinho e Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit). O grupo que representa o IFNMG é formado por alunos do curso de Ciência da Computação. Os times são formado por três alunos, que recebem de 10 a 12 problemas com o desafio de resolvê-los no menor tempo possível.

“O time primeiro colocado garantirá uma vaga para a final brasileira. Além do primeiro colocado, que recebe a vaga e o troféu de campeão, os seis primeiros colocados na eliminatória do Norte de Minas receberão medalhas como premiação”, explica o professor Renato Cota.

Na sede Montes Claros a competição acontecerá no prédio de ensino do IFNMG – Campus Montes Claros, conforme programação abaixo:

09:00 h – Chegada e credenciamento dos times
09:30 h – 10:20 h – Preleção
10:30 h – 11:30 h – Warm Up (Sessão de aquecimento)
11:40 h – 13:20 h – Almoço (será servido almoço no Restaurante do Campus Montes Claros)
13:30 h – Sorteio dos computadores para os times
14:00 h – Início da prova
19:00 h – Término da prova
19:15 h – Divulgação do resultado e premiação

A sede de Montes Claros conta com o patrocínio das empresas ATS Informática e Tectotum Tecnologia.

Mais informações: http://maratona.ifnmg.edu.br e (38) 2103-4124.