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Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2013, 13h54 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2013, 15h56

Reuniões com alunos fizeram parte da programação

À parte assuntos específicos dos Campi Almenara e Araçuaí e questões pontuais levantadas por servidores e alunos, alguns temas foram recorrentes nas reuniões realizadas durante a visita da Reitoria Itinerante àquelas unidades, na semana passada.

Confira, abaixo, os principais assuntos tratados pelos gestores da Reitoria - o reitor, José Ricardo Martins da Silva; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alisson Magalhães Castro; a pró-reitora de Ensino, Ana Alves Neta; o pró-reitor de Extensão, Paulo César Pinheiro de Azevedo; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta; o pró-reitor substituto de Administração, Adalcino França Júnior; o diretor de Educação a Distância, Antônio Carlos Soares Martins; e a diretora do Departamento de Planejamento, Danuta Mendes Costa.

 

PPP, PPI e PDI
Três pequenas siglas que encerram, em si, o poder de definir os rumos do Instituto. O momento de contato com servidores e alunos dos campi foi muito propício para provocar uma reflexão sobre a importância de toda a comunidade acadêmica participar da construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada campus, do Projeto Pedagógico da Instituição (PPI) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018. As discussões, que se iniciam em todas as unidades, servirão para definir qual é o modelo de educação profissional que cada campus quer, quais os cursos que ainda podem ser implantados e os que precisam ser consolidados, qual é o modelo de gestão que cada um pretende. Enfim, é o momento de se criar identidade e de planejar o futuro, garantindo, assim, a previsão de recursos para executar o pretendido.

Expansão
A oportunidade foi propícia, também, para atualizar a comunidade a respeito do andamento da expansão do IFNMG, que se prepara para o início das obras dos Campi Diamantina e Teófilo Otoni. Ainda não há definição sobre os cursos que serão ofertados nas duas unidades.

Em relação à Unidade de Ensino Profissional (UEP) de Janaúba, que terá estrutura um pouco mais enxuta que os campi, foi informado que a fase atual está a cargo da prefeitura municipal, que é responsável pela reforma do imóvel doado ao IFNMG para sediar a UEP. A previsão de conclusão das obras é novembro deste ano e de início das atividades, o primeiro semestre de 2014. Ainda será realizada audiência pública para definição da oferta de cursos. Enquanto isso, o IFNMG continua atuando em Janaúba e região com a oferta e pactuação de cursos a distância do e-Tec e cursos de formação inicial continuada do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Quanto às possibilidades de expansão da oferta de cursos nos Campi Almenara e Araçuaí, servidores e alunos ouviram dos gestores que tudo tem que ser pensado e planejado em função do que foi previsto para cada unidade no momento de sua criação, no que diz respeito a números de servidores docentes e técnico-administrativos. Além do mais, é preciso levar em conta a variedade de eixos tecnológicos permitida para cada campus, o que limita a oferta de cursos a algumas áreas e ajuda a definir as possibilidades de verticalização do ensino. É o que acontece neste momento no Campus Almenara, que já oferecia o curso técnico em Informática e, neste semestre, inaugura o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Agora, o Campus planeja a implantação do bacharelado em Agronomia.

Evasão escolar
Preocupação tanto para servidores quanto para alunos, a evasão é tema de grande complexidade para ser resolvido não apenas nos campi do IFNMG, mas em toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, principalmente em relação a cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos Proeja (educação de jovens e adultos). Para a gestão da Reitoria, o combate ao problema passa pela criação, em cada campus, de uma metodologia para se evitar a evasão, mas também por questões gerais, referentes a todo o Instituto, como formação continuada de professores e inclusão de alunos com ações de assistência ao educando e assistência estudantil, favorecendo, assim, a permanência dos alunos na escola.

Outro esforço que tem relevância no sentido de combater a evasão é o próprio processo de unificação dos projetos dos cursos ofertados pelo IFNMG - PROUNIC que tem proporcionado significativas reflexões a respeito de metodologias adequadas ao atendimento às demandas dos discentes e ao cumprimento da função social do IFNMG.   

Prounic e regulamentos de cursos
O projeto de unificação dos projetos dos cursos acontece desde 2011 e já unificou os projetos dos cursos de licenciatura e do bacharelado em Administração. Na sequência, estão sendo trabalhados os projetos dos cursos técnicos.

Paralelamente, ocorre a construção dos Regulamentos Internos dos Cursos Técnicos e de Graduação. As minutas foram submetidas a discussões nos campi e à consulta pública, por meio do canal Participe!, do portal eletrônico do IFNMG. Após adequações, o documento segue para aprovação na próxima reunião da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Assistência estudantil
A gestão da Reitoria e também os gestores locais foram bastante cobrados em relação ao reforço de ações de assistência estudantil. E os dois campi apresentaram suas novidades nessa área. O Campus Almenara constrói o alojamento masculino, com previsão de funcionamento a partir do primeiro semestre de 2014. Sobre lanche gratuito para os alunos dos cursos técnicos integrados, a previsão é que seja oferecido ainda este ano.

No Campus Araçuaí, que acaba de inaugurar o Centro do Educando Terezinha Miranda, ainda não há previsão de construção do alojamento, mas foi sinalizado um aumento substancial do recurso para assistência estudantil no próximo ano.

Remoção e concurso público foram alguns dos temas mais tratados nas reuniões com servidores

Remoção e concurso público
O processo de remoção interna de servidores foi alvo de muitos questionamentos. A Reitoria anunciou para breve o resultado do processo, o que acabou acontecendo na última sexta-feira, dia 24. Quanto à realização de concurso público para provimento de cargos docentes e técnico-administrativos em Educação, a expectativa é realizar a seleção ainda este ano. A Reitoria tenta viabilizar a contratação de uma fundação universitária para realizar o concurso, mas ainda não há definição a respeito.

Regulamentação da atividade docente
Os docentes demonstraram preocupação com o excesso de carga horária que alguns têm que enfrentar, além do envolvimento em atividades de pesquisa e extensão. Essa é uma das questões que tendem a ser equalizadas com a implementação das Diretrizes para a Gestão das Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFNMG, documento que está na pauta de discussões da próxima reunião do Colégio de Dirigentes, no dia 29 de agosto. Posteriormente, será submetido à aprovação do Conselho Superior. A expectativa é que essas diretrizes sejam implementadas no primeiro semestre de 2014.

Afastamento para qualificação
O IFNMG trabalha na construção de um regulamento para afastamento de servidores técnico-administrativos em Educação para participação em programação de qualificação. O documento será discutido na próxima reunião do Colégio de Dirigentes, no dia 29 de agosto. Posteriormente, será submetido à aprovação do Conselho Superior.

Pesquisa
Para a área de Pesquisa, foram anunciadas ações que poderão favorecer a atividade no IFNMG e facilitar a vida dos pesquisadores. É o caso do cartão-pesquisador, cuja adoção deve acontecer em 2014. Com esse cartão, os próprios pesquisadores poderão realizar compras de material e insumos para suas atividades.

Ter a Fundação de Apoio à Universidade Federal de Viçosa (Funarbe) como fundação de apoio ao IFNMG também favorecerá a pesquisa no Instituto. A autorização para que isso se efetive depende de parecer favorável dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, que avaliam a questão.

Outra iniciativa foi juntar esforços com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para solicitar à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) a criação de um edital específico para fomentar projetos nas regiões Norte e Noroeste de Minas e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. O ofício já foi protocolado junto à Fapemig.

Internet
Os problemas enfrentados pelos Campi Almenara e Araçuaí em relação a telecomunicações também foram alvo de reclamações, principalmente no que diz respeito à conexão de internet. O problema, que, segundo a Reitoria, atinge também o Campus Arinos, deve-se ao fato de não haver, por parte das operadoras, o interesse em investir para levar conexão de banda larga com qualidade às cidades de Almenara, Araçuaí e Arinos. Para tentar solucionar a questão e atrair o interesse dessas empresas, a Reitoria trabalha em um edital de licitação para contratar um serviço integrado de telecomunicações, que prevê a contratação de uma empresa terceirizada para prestar o serviço ao IFNMG não somente nesses três municípios, mas também em Montes Claros (prédio EAD e prédio anexo da Reitoria) e Pirapora, mercados considerados mais atraentes pelas empresas do ramo.

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