Portal IFNMG - IFNMG discute Governança de Pessoal em evento do TCU Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2013, 17h30 | Última atualização em Quinta, 16 de Maio de 2013, 17h31

José Ricardo, Clarice e Rafael representaram o Instituto no evento, em Brasília

O IFNMG participou na última quarta-feira, dia 15, em Brasília, do evento Diálogo Público – Governança de Pessoal: Aperfeiçoando o Desempenho da Administração Pública, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Atendendo a convite do TCU, estiveram presentes no evento, representando o IFNMG: o reitor, José Ricardo Martins da Silva; o Diretor de Gestão de Pessoas, Rafael Farias Gonçalves; e a auditora interna, Clarice Rodrigues Silva.

Na abertura do evento, o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, apresentou o novo modelo de atuação do Tribunal, que visa contribuir de forma mais efetiva para a melhoria da Governança do Brasil. O ministro destacou a importância do encontro com os dirigentes dos diversos órgãos da Administração Pública Federal, e frisou que a grande riqueza de uma Nação são as pessoas. Segundo o ministro Augusto Nardes, o trabalho de levantamento do desempenho dos órgãos públicos, em relação à Governança de Pessoal, tem caráter estratégico para a melhoria da eficiência na Administração Pública Brasileira.

Durante a programação do evento, também foram apresentadas palestras sobre os aspectos gerais do Levantamento de Governança de Pessoal, pelo secretário de Fiscalização de Pessoal, Alessandro Giuberti Laranja. O auditor federal de controle externo, Fabiano Nijelschi Guercio Fernandes, apresentou o Instrumento de Avaliação da Governança de Pessoal, que deverá ser aplicado em cerca de 330 instituições públicas, nos diversos segmentos. Na área de educação, 98 instituições deverão responder ao questionário proposto pela equipe do projeto.

Após o levantamento sobre a área de gestão de pessoas no serviço público federal, o TCU pretende desenvolver ações que contribuam para induzir melhorias na Governança de Pessoal, principalmente, através da formação de lideranças, capazes de conduzir as pessoas diante dos desafios apresentados aos órgãos públicos na busca de seus objetivos.

Fim do conteúdo da página