Portal IFNMG - Membros do Conselho Superior tomam posse e têm primeira reunião de trabalho Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2013, 15h16 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2013, 17h15

Mesa de honra da cerimônia de posse

Foram empossados na última sexta-feira, dia 26, os membros titulares e suplentes do Conselho Superior, órgão máximo do IFNMG, de caráter consultivo e deliberativo. A solenidade aconteceu no Campus Montes Claros.

A cerimônia foi presidida pelo reitor, professor José Ricardo Martins da Silva. Entre os 44 membros que  compõem o órgão, estão representantes dos docentes, discentes, servidores técnico-administrativos, egressos e diretores-gerais dos campi, todos eleitos por seus pares, além de representantes da sociedade civil indicados por entidades patronais e entidades dos trabalhadores, representantes do setor público e/ou empresas estatais e do Ministério da Educação.

Confira aqui os nomes dos novos membros.

À exceção do reitor, considerado membro nato, os demais cumprirão mandato de dois anos.

Gestores públicos

Já empossado como presidente do Conselho Superior, o reitor falou da missão de cada um dos conselheiros como “gestores públicos”, com o compromisso de ajudar o IFNMG a decidir como aplicar,  “com presteza, probidade e responsabilidade”, o recurso que o governo federal investe no Instituto.

“Nós não somos representantes de nossas categorias dentro do Conselho. Viemos aqui para representar a sociedade na gestão deste Instituto”, frisou o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Caio Mário Bueno Silva, também empossado conselheiro, indicado pelo Ministério da Educação. Ele lembrou que essa representação é ainda mais significativa nos institutos federais, em relação à universidades federais, pois o órgão gestor máximo conta, nos primeiros, com integrantes externos à instituição, e não apenas com docentes, servidores técnico-administrativos e alunos.

Além dos conselheiros, gestores do IFNMG, outros servidores e representantes de alunos do Campus Montes Claros, estiveram presentes na solenidade o diretor-geral do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, Delacyr da Silva Brandão Junior, e o pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior.

Ao agradecer a presença dos representantes do ICA/UFMG e Unimontes, o professor José Ricardo lembrou que essas duas instituições, juntamente com o IFNMG e a UFVJM (Universidade Federal dos Valores do Jequitinhonha e Mucuri), são as responsáveis por democratizar o acesso ao ensino público em 44% do território de Minas Gerais - composto pelas regiões Norte, Noroeste, Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Voltando a falar especificamente do IFNMG, o reitor enfatizou o compromisso da Instituição de estar em todos os rincões de sua área de abrangência. “Estamos chegando lá. Com a EAD [educação a distância], já estamos chegando a 117 municípios”, disse José Ricardo.

Reunião de trabalho

Após a cerimônia de posse, os conselheiros tiveram sua primeira reunião de trabalho.

Entre as competências do Conselho Superior, estão:

- aprovar as diretrizes para atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional;
- deflagrar, aprovar as normas e coordenar o processo de consulta à comunidade escolar para escolha do reitor e dos diretores-gerais dos campi;
- aprovar a estrutura administrativa e o regimento geral do Instituto;
- aprovar projetos político-pedagógicos, a organização didática, regulamentos internos e normas disciplinares dos campi;
- aprovar os planos de desenvolvimento institucional e de ações e apreciar proposta orçamentária anual;
- aprovar normas relativas à acreditação e à certificação de competências profissionais;
- apreciar as contas do exercício financeiro e o relatório de gestão anual, emitindo parecer conclusivo sobre a propriedade e regularidade dos registros;
- autorizar a criação, alteração curricular e extinção de cursos no âmbito do IFNMG, bem como o registro de diplomas;
- autorizar o reitor a conferir títulos de mérito acadêmico;
- deliberar sobre taxas, emolumentos e contribuições por prestação de serviços em geral a serem cobrados pelo Instituto;
- deliberar e normatizar sobre questões submetidas a sua apreciação.

Confira aqui fotos dos membros empossados.