Portal IFNMG - IFNMG Campus Araçuaí oferta cursos superiores de Excelência- Inscrições encontram-se abertas! Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 18h55 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 20h09

O IFNMG Campus Araçuaí é uma instituição pública federal que oferta cursos superiores gratuitos e de qualidade reconhecida pelo MEC. Dentre esses cursos, destacamos aqueles que estão com inscrições abertas nos processos seletivos simplificados. São os cursos de Engenharia agrícola e ambiental e Tecnólogo em Gestão em Saúde.

O curso de engenharia agrícola e ambiental iniciou-se no instituto em 2018, com a primeira turma formada em 2023. O curso é reconhecido pelo MEC e as atribuições conferidas pelo CREA-MG incluem ambas as áreas de atuação agrícola e ambiental.

A absorção dos profissionais formados em engenharia agrícola e ambiental pelo mercado de trabalho, indica que estamos formando profissionais qualificados para atender à demanda local e regional. Praticamente todos os alunos aqui formados encontram-se empregados. Alguns estão atuando como analistas ambientais em empresas de mineração como a SIGMA, outros em empresas que prestam serviços de consultoria na área agrícola e/ou ambiental, como por exemplo nas empresas Agrotécnica Araçuaí e Neo Agroambiental, alguns atuam ainda no setor público, junto às secretarias de agricultura ou de meio ambiente em municípios da região, outros estão empreendendo”. – Relata a coordenadora do curso, prof. Dra Rosane Gomes.

Ao longo da graduação, o IFNMG proporcionou uma formação sólida, com aulas práticas em laboratórios, visitas técnicas e a participação em seminários no próprio campus.[...] Após a conclusão, apliquei os conhecimentos adquiridos na minha carreira. Atualmente, atuo como engenheira ambiental na Prefeitura de Virgem da Lapa, elaborando processos de licenciamento ambiental, coordenando projetos ambientais, liderando projetos de educação ambiental municipal e atuando na defesa civil municipal, usando meus conhecimentos para a melhoria do município. Minha carreira profissional é reflexo da preparação proporcionada pelo IFNMG, que me capacitou para os desafios do mercado de trabalho e para contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável da minha comunidade”.- Cleidivânia Ferreira Batista- Engenheira agrícola e ambiental formada em 2023.

O Curso de Tecnologia em Gestão em Saúde forma profissionais em gestão com ênfase em processos da saúde, para uso de ferramentas administrativas e operação de sistemas em serviços nesta área. As aulas são no turno noturno e os alunos podem integralizar o curso em apenas três anos. O curso tem parte da carga horária em EAD, por isso pelo menos um dia por semana o aluno não precisa se deslocar ao campus e pode estudar de casa. O curso passou por reconhecimento do MEC em 2023 e obteve avaliação de excelência com o conceito 4.

Os alunos do curso participam de projetos de extensão, desenvolvidos por meio das Unidades Curriculares de Extensão (UCEs), onde são desenvolvidas atividades voltadas para as necessidades da comunidade vivenciando a prática. O curso é ofertado pelo IFNMG - Campus Araçuaí desde 2020 em modalidade presencial. São ofertadas 40 vagas anualmente.

Nossa instituição é também excelente em pesquisa e desenvolvimento. Temos alunos aprovados em seleções de mestrado, como a Brenda que hoje cursa Mestrado em Produção Vegetal na UFMG, o Sânzio que cursa o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial na Unimontes e o Wagner, recentemente aprovado no mestrado em Engenharia agrícola em 5 instituições públicas (UFV, UFVJM, UFR, UFLA e UEG).

Tudo isso é fruto do esforço e dedicação de toda uma equipe que trabalha em prol do curso. A maioria dos nossos professores tem especialização em nível de doutorado e contamos com uma estrutura de excelência que possibilita realização de aulas práticas e experimentação.

Além disso, a boa notícia é que os cursos passaram por processo de reestruturação, a fim de possibilitar o acesso à um público mais abrangente. Ambos os cursos apresentam uma grade de horários mais flexível, sendo o curso de Gestão em Saúde ofertado à noite (e não em todos os dias da semana) e o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental passa a ser ofertado apenas no período da manhã e não mais de forma integral. O processo seletivo que encontra-se aberto é simplificado e são duas opções de edital, ou por nota do Enem ou por meio de uma redação que será agendada de acordo com a disponibilidade do candidato. Não perca os prazos, o período de inscrições se encerra em 28/01 (Redação agendada) e 18/02 (por nota do Enem)!

Imagem do WhatsApp de 2024 01 24 as 22.03.20 16994dd8

Imagem do WhatsApp de 2024 01 24 as 22.03.35 4e6197d0