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Divulgadas as propostas de missão, visão e valores, que compõem PDI 2024-2028; documento final ainda será submetido a instâncias consultivas e deliberativas

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 17h23 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 18h30

Qual IFNMG você deseja para os próximos 5 anos? Essa foi a pergunta que norteou o I Workshop de Planejamento Estratégico do IFNMG, que teve encerramento no dia 21 de junho de 2023. O evento, coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), faz parte de uma série de ações para a elaboração do Planejamento Estratégico do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto para os anos de 2024 a 2028. 

Ao longo dos três encontros que compuseram o Workshop, dias 03 e 18 de maio e 21 de junho, a Comissão Estratégica de Elaboração do PDI 2024/2028 realizou o diagnóstico do IFNMG a partir da metodologia da matriz denominada FOFA, que compreende os elementos Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, seguido pela consolidação dos referenciais estratégico, que consistem na missão, visão e valores do IFNMG. 


“O PDI é um importante documento de planejamento que busca alinhar as capacidades institucionais em consonância com as demandas da comunidade e os arranjos produtivos locais, num processo de construção coletiva e colaborativa. Assim, trata-se de um instrumento que busca direcionar estrategicamente as ações de todo o IFNMG para o atingimento dos referenciais estratégicos, fortalecendo, portanto, a governança institucional”, explica a servidora Karine Andrade, diretora de Desenvolvimento Institucional do IFNMG


Para a diretora de Assuntos Estudantis, Maria Flávia Pereira Barbosa, as participações nos workshops são valiosas porque oportunizam um tempo de parada para pensar a instituição, seus processos e objetivos. Ouvir atentamente as percepções, vivências e planos uns dos outros, conforme presume a servidora, enriquece substancialmente a compreensão sobre tudo o que se pode fazer e aprimorar.

 “Construir os referenciais estratégicos, que aparecem tão abreviados em seu resultado final, é um momento muito importante para repensar o IFNMG em suas ações cotidianas e, especialmente, em seus planos para o futuro. Como tivemos a oportunidade de ouvir colegas que representavam setores variados, o encontro foi ainda mais marcante: esse momento permitiu perceber que o IFNMG são vários! Isso porque cada um de nós tem o alcance de ver e compreender alguns aspectos", destaca Maria Flávia. 


Os referenciais estratégicos propostos pela comissão de elaboração do PDI 2024-2028 serão incorporados no documento final do PDI, o qual  será, ainda, submetido à apreciação de toda a comunidade acadêmica, por meio do Participe e das seguintes instâncias consultivas e/ou deliberativas: Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), Colégio de Dirigentes (Codir) e Conselho Superior (Consup)

Participação coletiva e representativa

O evento contou com a participação da reitora, pró-reitores, diretores vinculados à Reitoria, diretores dos campi avançados, diretores-gerais dos campi, representantes das comissões permanentes (CPA, CPPD, CISPCCTAE), além da presença das alunas do Campus Pirapora, Maria Eduarda Batista Sampaio e Maria Paula, representantes do Grêmio Central do IFNMG, que contribuíram para os debates realizados durante o workshop.

A importância de diversas pessoas no processo de construção da educação, a transparência e a inclusão de toda a comunidade acadêmica foram destacadas pela estudante Maria Eduarda, que está no terceiro ano do ensino médio integrado ao curso Técnico de Sistemas de Energia Renovável, do IFNMG-Campus Pirapora. 

“Foi um evento de excelência. Me senti valorizada e validada, pois fui ouvida e pude levar a voz dos estudantes para um momento tão importante, o qual definirá o futuro do IFNMG e de milhares de mentes e histórias que poderão surgir da nossa instituição.  E eu fiz parte desta história”, pontua a Maria Eduarda, que é presidente do Grêmio Estudantil Piraporé e representante do Grêmio Central Harley.

A elaboração do PDI abrange todas as pró-reitorias, diretorias e departamentos vinculadas à Reitora, os 11 campi e o Centro de Referência em Formação e Educação à Distância (CEAD) do IFNMG

Democracia, transparência e futuro

O processo de elaboração do PDI 2024-2028 é coordenado pela DDI e se pauta pela democracia e transparência para construção de um planejamento ao mesmo tempo desafiador e exequível. Para a diretora da DDI, Karine Andrade, a definição dos referenciais estratégicos é fundamental nesse processo. 

“O PDI é um importante documento de planejamento que busca alinhar as capacidades institucionais em consonância com as demandas da comunidade e os arranjos produtivos locais, num processo de construção coletiva e colaborativa. Assim, trata-se de um instrumento que busca direcionar estrategicamente as ações de todo o IFNMG para o atingimento dos referenciais estratégicos, fortalecendo, portanto, a governança institucional”, explica a diretora. 


O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento que traça o perfil da instituição de ensino, considerando sua missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades que desenvolve e  pretende desenvolver para  alcançar seus objetivos e metas para um período de cinco anos. É imprescindível para o recredenciamento do IFNMG e o reconhecimento dos cursos superiores


Um dos diretores-gerais do Instituto ressalta a produtividade dos encontros de planejamento. “O workshop foi um momento muito rico de formação sobre instrumentos que podem ser utilizados na administração pública e permitiu um ambiente colaborativo de troca de ideias e criação de um planejamento estratégico para o IFNMG nos próximos cinco anos”, assinala o professor Renato Cota, diretor-geral do IFNMG-Campus Montes Claros.

Os referenciais estratégicos propostos pela comissão estratégica de elaboração do PDI 2024-2028 serão incorporados no documento final do PDI, o qual  será, ainda, submetido à apreciação de toda a comunidade acadêmica, por meio do Participe e das seguintes instâncias consultivas e/ou deliberativas: Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), Colégio de Dirigentes (Codir) e Conselho Superior (Consup)

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