Portal IFNMG - IFNMG assina com TJMG acordo de cooperação para ações educacionais de povos tradicionais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG assina com TJMG acordo de cooperação para ações educacionais de povos tradicionais

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 13h17 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 13h19

53647838878 cd05286438 c

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) celebraram, nesta quinta-feira (11/4), acordo de cooperação técnica para promoção de ações educacionais e o acesso a direitos a indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais. A parceria visa à formulação de iniciativas conjuntas, que abranjam ações itinerantes por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

O termo foi assinado pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; pela desembargadora Shirley Fenzi Bertão, representando a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; e pela reitora do IFNMG, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva.

53648088110 d47edb4fe9 c

Segundo o presidente José Arthur Filho, o acordo está alinhado à Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que defende a garantia de direitos aos povos originários, sem qualquer discriminação, a melhoria de suas condições econômicas e sociais, especialmente nas áreas da educação, emprego, capacitação e reconversão profissionais, habitação, saneamento, saúde e seguridade social.

A reitora do IFNMG, Joaquina Nobre, ressaltou que o IFNMG tem em sua área de abrangência mais de 600 comunidades quilombolas e 20 territórios indígenas. “A parceria com o TJMG fortalece o nosso compromisso de levar educação a essas comunidades, que têm o direito a essa e a outras políticas públicas”, frisou.

Segundo a reitora, a partir dos protocolos de consulta, o IFNMG pode aferir das comunidades suas necessidades e buscar maneiras adequadas de atendimento a partir dos cursos já ofertados e devidas adaptações. “Se uma comunidade precisa de uma formação em eletricidade, por exemplo, nós podemos formular um curso rápido para atendê-la. Nós vamos até as comunidades, conversamos com as pessoas e ouvimos as suas necessidades. De forma coletiva vamos construindo as soluções e levando a ciência para a transformação de vidas”, disse.

Presenças

53647965474 86f4533677 c

Também estiveram presentes no evento a juíza auxiliar da Presidência Marcela Maria Pereira Amaral Novais; o juiz auxiliar da 3ª vice-presidência do TJMG, Marcus Vinícius Mendes do Valle; o assessor da 3ª vice-presidência do TJMG, Diego Ávila da Silva; o diretor-geral do IFNMG - Campus Montes Claros, professor Renato Afonso Cota; e a diretora de assuntos estudantis do IFNMG, professora Maria Flávia Pereira Barbosa.

Texto: Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom do TJMG, com adaptações
Fotos: Gláucia Rodrigues/TJMG

Confira aqui matéria original no portal do TJMG

Confira aqui mais fotos do evento

Fim do conteúdo da página