Portal IFNMG - IFNMG e demais Institutos Federais completam 15 anos no próximo dia 29/12, data em que a lei 11.892 foi sancionada em 2008 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 26 de Dezembro de 2023, 16h18 | Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2023, 16h53

No próximo dia 29 de dezembro, completa 15 anos de vigência a lei nº 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, constituída, majoritariamente, pelos Institutos Federais, que ofertam educação pública em diversos níveis e modalidades, associada à pesquisa e à extensão.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) é um dos 38 Institutos Federais criados e conta com mais de 23 mil alunos, em 365 cursos, entre eles, cursos técnicos, cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia), especializações, mestrados e em cursos de Formação Inicial e Continuada.

1O IFNMG surgiu da integração das Escolas Agrícolas de Salinas e de Januária. Hoje os 11 campi – Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Porteirinha, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni – contam com mais de 23 mil estudantes, em 365 cursos, todos gratuitos

Como uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar e por meio de uma estrutura multicampi, os cursos são oferecidos em 11 campi, nas regiões Norte de Minas (com os Campi Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Salinas); Noroeste de Minas (Campus Arinos); Vale do Jequitinhonha (Campi Almenara, Araçuaí e Diamantina); e Vale do Mucuri (Campus Teófilo Otoni).

Além disso, o Instituto conta com o órgão executivo de administração central, que é a Reitoria - situada em Montes Claros - e com o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead). O IFNMG também chega a essas regiões por meio de mais de 100 polos de educação a distância, atendendo cerca de 42% do território mineiro.

Histórico

Mas antes de 2008, duas instituições assumiram a vanguarda da educação profissional, científica e tecnológica no Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. São elas: a Escola de Iniciação Agrícola em Salinas (MG), que surgiu em 1953, e a Escola Agrícola no município de Januária (MG), que surgiu em 1960.

A essa época, o cenário brasileiro era caracterizado por uma economia agrária, incluindo exportação de café, e pelo desenvolvimento da indústria, o que demandava a formação de mão de obra capacitada para atender aos anseios de mercado. Os avanços e a modernização em prol do setor agrário e da indústria alcançaram o sertão, no mesmo ritmo que o ensino também foi se transformando e se modernizando.

A partir de 2007, iniciou-se um plano de expansão da Rede Federal e, formalmente em 2008, as escolas de Januária e Salinas se juntaram para formar o IFNMG, incorporando os demais campi - alguns que já naquele momento e outros que foram sendo viabilizados nos anos seguintes.

WhatsApp Image 2023 12 26 at 15.58.01Em 2007, com a execução do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, o, então, CEFET-Januária é contemplado com a implantação e administração de Unidades de Ensino Descentralizadas (UNED) em Arinos, Almenara e Pirapora. No ano seguinte, CEFET-Januária e suas UNED, EAF-Salinas e mais duas UNED, em Araçuaí e Montes Claros – as quais foram construídas, inicialmente, pelo CEFET-Rio Pomba e pelo CEFET-MG, respectivamente –, constituíram o IFNMG

Celebração dos 15 anos

Para celebrar a data de criação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), fundado pela lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, foi realizado no dia 16 de novembro uma solenidade na OAB de Montes Claros (MG), com lançamento de livro especial dos 15 anos, depoimento de representantes das categorias que compõem e apoiam o Instituto, fala das autoridades e entrega de homenagens a pessoas e instituições que contribuíram de maneira significativa com essa jornada.

O evento contou com a presença de dirigentes, servidores, estudantes, ex-estudantes, familiares e parceiros do IFNMG. Também estiveram presentes os deputados federais Leonardo Monteiro, Odair Cunha, Paulo Guedes e Reginaldo Lopes, a deputada estadual Leninha, o prefeito de Almenara, Ademir Gobira, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, entre outras autoridades e representantes de instituições, prefeituras e mandatos parlamentares. Durante a solenidade, 62 pessoas e instituições receberam homenagens pela inestimável contribuição à jornada do IFNMG de transformar vidas por meio da educação.

7Há 15 anos, a educação pública federal chegava aos rincões da metade norte de Minas Gerais e de lá para cá se consolidou gerando oportunidades e transformando vidas de milhares e milhares de pessoas, sobretudo jovens, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, com ética, democracia, inclusão e diversidade. A solenidade de celebração dos 15 anos aconteceu no dia 16 de novembro na OAB de Montes Claros

A reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre, fez um apanhado histórico da formação do Instituto, destacando a caminhada de décadas das escolas agrícolas de Salinas e Januária, que se juntaram em 2008 para formar o IFNMG, e a criação de cada um dos demais campi. Primeiro, com Arinos, Almenara, Araçuaí, Pirapora e Montes Claros, depois com os campi Teófilo Otoni, Diamantina, Janaúba e Porteirinha. “Reconhecemos o papel significativo de todos os servidores e gestores pela formação tecnológica e profissional, tendo como norte a contribuição para a emancipação dos trabalhadores”, destacou a reitora, que finalizou fazendo um chamado para todos apoiarem a consolidação das unidades existentes.

A solenidade foi transmitida ao vivo no canal do IFNMG no Youtube. Para assistir, clique aqui.