Portal IFNMG - MEC e Câmara realizam solenidades e exposições em celebração aos 15 anos dos Institutos Federais; IFNMG participa Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 10h39 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 10h43
imagem sem descrição.

O mês de aniversário de 15 anos dos Institutos Federais começou com grandes eventos em Brasília para celebrar a data. Na segunda-feira, 4 de dezembro, o Ministério da Educação realizou uma cerimônia no Auditório do Museu Nacional da República, que contou com o lançamento do documentário e da exposição fotográfica “Institutos Federais, a cara do Brasil”.

2

Estiveram presentes o ministro da educação, Camilo Santana, servidores, estudantes e dirigentes da Rede Federal, incluindo a reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre, além dos 15 personagens - estudantes e servidores de Institutos de diferentes regiões brasileiras - que ilustram a exposição. Também foi lançado um selo postal dos Correios com a logomarca dos 15 anos.

3

Na quinta-feira, 7, a celebração foi realizada em sessão solene na Câmara dos Deputados. A iniciativa foi proposta pelos deputados federais Maria do Rosário (PT-RS), Reginaldo Veras (PV-DF) e Reginaldo Lopes (PT-MG) e contou com a presença de outros deputados federais e de servidores, dirigentes e reitores dos Institutos de todo o Brasil. Pelo IFNMG estiveram presentes a reitora Joaquina e o diretor de comunicação Bráulio Siffert.

4

No saguão da entrada do Congresso uma exposição organizada pelo Conif traz fotos e textos que destacam os números, diferenciais e alcance dos Institutos. A foto que ilustra o acolhimento e a equidade é de Ruby, estudante do curso de administração do IFNMG - Campus Arinos.

5

6

Os IFs

Os Institutos Federais, presentes em todas as unidades da Federação, são instituições de excelência, novas e inovadoras. Oferecem, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, uma formação humana integral a seus estudantes. Os cursos — de qualificação profissional, técnicos e de graduação e pós-graduação — alcançam mais de 1 milhão de jovens e adultos. Atualmente os Institutos Federais contam com 600 campi em todas as regiões brasileiras.

A história das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou em 1909, com a criação de 19 escolas de Aprendizes e Artífices. Ao longo do tempo, essa rede evoluiu e se transformou. Em 29 de dezembro de 2008, o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei n. 11.892 — permitindo a criação de 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os IFs.

Com informações do MEC