Portal IFNMG - Nomeado novo reitor substituto do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Nomeado novo reitor substituto do IFNMG

Publicado: Quarta, 29 de Março de 2017, 16h52 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 17h20
Da esquerda para a direita: o pró-reitor de Administração, Edmilson Tadeu Cassani, o novo reitor substituto, André Luis Rabelo Cardoso, e o reitor José Ricardo Martins da Silva
imagem sem descrição.

O servidor técnico-administrativo e diretor-executivo do IFNMG, André Luis Rabelo Cardoso, foi nomeado pelo reitor José Ricardo Martins da Silva para assumir o encargo de reitor substituto do IFNMG. Com a nomeação, André Luis, que ingressou no Instituto em 2010 no cargo de administrador, terá a responsabilidade de substituir o reitor em seus impedimentos legais, eventuais e temporários.

Para o reitor do IFNMG, a reformulação no quadro de pessoal da Reitoria foi realizada a fim de contemplar o máximo de categorias do Instituto. “Trata-se de mudanças que respeitam logicamente a meritocracia, a técnica e o trabalho de cada servidor. Em relação ao André, nós o conhecemos desde a sua atuação no IFNMG-Campus Januária, onde ele realizou um ótimo trabalho. Agora, o André cumpre com a nossa perspectiva de contemplar outros segmentos na nossa instituição, já que ele, como servidor técnico-administrativo, assume um patamar importante na gestão do Instituto Federal”, destaca o reitor José Ricardo Martins da Silva.

André possui graduação em Administração de Empresas pela Unimontes, especialização em Contabilidade pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ), é mestre em Gestão Pública pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em Januária, André foi diretor de Administração de 2012 a 2016. Antes do Instituto, foi empresário por seis anos.

No novo encargo, André planeja seu trabalho com o propósito de aumentar a eficiência do IFNMG, defender e promover a transparência, bem como a participação da sociedade. Apesar da missão, André reconhece os desafios: “Estamos em um cenário de recursos escassos. Além disso, temos que nos esforçar para alinhar a atuação da instituição às demandas da sociedade e do mercado. Vamos buscar ter sinergia junto aos parceiros no intuito de potencializar os arranjos produtivos locais e melhorar a vida dos cidadãos ao nosso redor”, planeja.

Representatividade

Desde o ano passado, quando André assumiu na Reitoria a Diretoria Executiva, começaram os trâmites para que fosse possível nomeá-lo como reitor substituto. Para isso, o pró-reitor de Administração, Edmilson Tadeu Cassani, que era quem assumia a responsabilidade de reitor substituto, explica que foi necessário mudar o estatuto e o regimento. “As mudanças também atingiram outros setores da Reitoria. Depois de elaboradas, as alterações foram encaminhadas ao jurídico e, posteriormente, colocadas em discussão no Colégio de Dirigentes. Só depois dessas etapas, as mudanças foram aprovadas no Conselho Superior”, diz o pró-reitor.

Além da representatividade de ter um técnico-administrativo como reitor substituto, a mudança possibilita ainda que os pró-reitores tenham mais liberdade de atuar com mais afinco em suas tarefas. É o que defende o reitor: “Podemos, agora, liberar os pró-reitores e diretores sistêmicos para desenvolver seus trabalhos com mais prioridade”, afirma.

A Diretoria Sistêmica de Assuntos Estudantis e Comunitários, que tem à frente a professora Ana Neta Alves, também foi para o reitor um ganho para o IFNMG. “É uma diretoria que faz com que professores, servidores técnico-administrativos e alunos estejam conectados ao órgão máximo do IFNMG”, esclarece o reitor José Ricardo Martins da Silva.

Com todas as alterações realizadas, o reitor espera que os gestores dos campi também tenham o pensamento de que igualar a representatividade das categorias do IFNMG é uma necessidade. O novo reitor substituto considera a nomeação uma conquista de todo o Instituto. “Vejo que essa nomeação é o resultado dos esforços da gestão para demonstrar a importância das carreiras de técnicos e docentes na administração do IFNMG, prezando pela meritocracia e adequabilidade dos cargos e pessoas. Mas muito ainda há que ser feito, a fim de que esta ação faça parte do dia a dia de nossa instituição, e que as distâncias que ainda subsistem, deixem de existir”, analisa o reitor substituto.

A portaria que nomeou o servidor técnico-administrativo é a do dia 24 de março de 2017, que foi publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de março de 2017.