Portal IFNMG - Diretor-geral do IFNMG Campus Montes Claros assina parceria com CODANORTE em evento de inovação e sustentabilidade para a gestão pública Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 10h55 | Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 10h57

Durante o CINTECS - 1º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública, realizado nos dias 29 e 30 de agosto de 2023, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), deu um importante passo para fortalecer sua missão de contribuir para o desenvolvimento da região. O Diretor-geral do IFNMG - campus Montes Claros, Renato Cota, assinou um convênio com o CODANORTE (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas), marcando uma parceria estratégica entre as instituições.

A participação do IFNMG no evento foi marcada por iniciativas que destacaram o compromisso com a inovação e a tecnologia. Uma carreta equipada com computadores e impressoras 3D foi um dos destaques, demonstrando a capacidade de implementar soluções avançadas. Além disso, foi apresentado o projeto CITI - Ciência, Inovação e Tecnologias Itinerantes, que visa levar a carreta, um planetário móvel e telescópios para promover a ciência e a inovação em cidades diversas cidades do Norte de Minas Gerais.

Durante a mostra científica do evento, o IFNMG apresentou o projeto REDE OK, desenvolvido por um aluno de engenharia elétrica, Wederson Perpétuo Soares, e a empresa júnior do Instituto, PROTOTIPE, também marcou presença, demonstrando o compromisso dos estudantes com a inovação e o empreendedorismo.

Uma das apresentações mais notáveis foi o trabalho sobre o uso do software KSPLIT na recuperação ou renovação de pastagens degradadas, realizado pelo discente de ciência da computação, Reinaldo Junio Dias de Abreu, sob a orientação da professora Dra. Maria de Fátima Ferreira Almeida.

O evento atraiu representantes de pelo menos 64 prefeituras e contou com a participação de aproximadamente 2 mil pessoas, evidenciando o interesse e a relevância da discussão sobre inovação, tecnologia e sustentabilidade na gestão pública.

A assinatura do convênio entre o IFNMG e o CODANORTE representa um passo significativo em direção a um futuro de cooperação e crescimento sustentável na região.