Professores do Campus Januária publicam artigo em periódico qualis A1
O professor Josué Antunes de Macêdo e a professora visitante Janaína Neves Souza, ambos da área de Matemática, publicaram recentemente o artigo intitulado “Estudo da Formação Inicial de Professores de Matemática: delineamento do PIBID de 2010 a 2020”, na Revista Diálogo Educacional, eISSN 1981-416X, editada pela PUCPRESS, Revista indexada em diversas bases de dados e que possui Qualis Capes A1. A pesquisa discorreu-se sobre o mapeamento de vinte artigos que foram publicados no decorrer de 2010 a 2020 em revistas com classificação Qualis A1 e A2 pertencentes à área de ensino foram analisados sob o olhar da revisão sistemática no âmbito do Estado do Conhecimento. O objetivo foi analisar os trabalhos publicados em periódicos, que tiveram o propósito de discorrer sobre as Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) acerca da formação inicial do professor de Matemática, do ponto de vista desses pesquisadores, segundo os periódicos de pesquisa disponíveis e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), classificação Qualis periódicos, referente ao quadriênio 2013-2016. Ao analisar os artigos, foi possível compreender o impacto do PIBID na formação docente, em especial na formação de professores de Matemática. Os resultados da investigação apontam que o PIBID auxilia futuros professores a serem inseridos na sala de aula, estimulando saberes docentes que são incentivados com a vivência e adquiridos com a experiência no âmbito escolar. O artigo está disponível aqui (https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO19).
Redes Sociais