Cadastro de professores para cursos de licenciatura do PARFOR vai até o dia 31 de Janeiro de 2023
O Parfor é um programa emergencial criado para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Professores da rede pública de ensino que desejem cursar licenciaturas na área em que atuam podem se cadastrar até o dia 31 de janeiro na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A demanda registrada pela plataforma vai orientar os próximos editais de programas de formação de professores como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).
>> Clique aqui para acessar a Plataforma CAPES de Educação Básica
Os professores interessados devem cadastrar seus currículos na plataforma e as informações coletadas vão direcionar o planejamento e atendimento das demandas dos programas de formação.
Segundo a CAPES, o objetivo é mapear no país os professores que precisam adequar sua formação ao exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e identificar aqueles que têm real interesse em se especializar.
Professores da rede pública de ensino que desejem participar das novas turmas de licenciaturas devem primeiro cadastrar seus currículos na plataforma (imagem à esquerda) e depois registrar o interesse na formação. As informações serão validadas pelas Secretarias de Educação às quais os candidatos estão vinculados.
ATENÇÃO: o cadastro na Plataforma ainda não garante a oferta dos cursos. Segundo a CAPES, o objetivo é mapear os professores interessados nos cursos para então direcionar os editais de acordo com a demanda registrada na plataforma, daí a importância do cadastro para os municípios que desejem receber turmas dos programas de formação.
Confira abaixo um guia para facilitar sua inscrição na Plataforma CAPES e o registro de interesse nos cursos de formação:
- PRIMEIRO PASSO: O CADASTRO NA PLATAFORMA CAPES
IMPORTANTE: Em caso de erros ou problemas com a plataforma, entre em contato com a CAPES pelo telefone: 0800 616161 digitando a Opção 7 - Problemas da Plataforma (OBS: o contato só é possível por meio de um telefone fixo), ou clique aqui para acessar o Portal "Fale Conosco" do MEC (imagem à esquerda) e abrir um chamado com sua dúvida (para isso, é necessário criar um novo cadastro).
Para cadastrar o currículo, acesse o endereço https://eb.capes.gov.br/portal/ e CRIE SEU ACESSO. Use um endereço de e-mail ativo e tenha em mãos seus documentos pessoais como o RG, CPF e Comprovante de Residência, além de documentos que comprovem sua escolaride e sua atuação profissional, como o contra cheque.
1. Dados Pessoais
Preencha os campos com seus dados pessoais, que devem ser os mesmos registrados pela Receita Federal. Em caso de erro, verifique os dados cadastrados em seu CPF.
O sistema exige pelo menos um endereço comercial, um telefone de contato e um e-mail. Clique em Salvar Dados Pessoais para não perder as informações inseridas.
2. Formação Acadêmica
Insira dados de sua formação usando o botão + Incluir. Para inserir Formação Continuada e Pós-graduação, selecione o local de realização do curso ("No País" ou "No exterior") e insira a Instituição.
Caso não encontre a instituição ou curso de formação, encaminhe e-mail com cópia do diploma anexado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br.
3. Atuação Profissional
Use o botão "+Incluir"para informar as escolas e disciplinas em que atuou. Caso a instituição não seja encontrada, encaminhe cópia da carteira de trabalho em que conste o CNPJ da Instituição para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
ATENÇÃO: o professor só terá a opção de registrar interesse nos cursos em que já atua sem possuir a formação e que foram informados nesta área do cadastro.
EXEMPLO: o professor informou que é graduado em Pedagogia e atua como professor de Educação Física, consequentemente, será oferecida apenas a opção de registrar interesse em realizar a formação no curso de Licencitaura em Educação Física.
Clicando em "Editar" (botão de cor azul, circulado em vermelho na imagem acima), o professor pode adicionar mais de uma etapa de atuação no mesmo vínculo profissional, caso atue em etapas diferentes. Selecione a Etapa da Atuação, a Disciplina da Atuação, clique em "+Adicionar" e "Salvar".
Cadastre também a(s) área(s) de conhecimento acadêmicas em que atua ou atuou. É possível selecionar até 5 áreas distintas, mas só uma poderá ser selecionada como a Área Principal.
Também é possível cadastrar experiências profissionais cuja função não esteja relacionada diretamente à atuação na educação. A cada nova instituição ou atividade inserida, deve-se clicar em Salvar, para que o progresso não seja perdido.
4. Projetos, Produções e Eventos
Na aba seguinte, selecione itens da lista de "Programa/Projeto". Caso não encontre a opção desejada, clique em "Outro" e digite o nome do programa ou projeto no qual atuou, fornecendo as informações respectivas.
5. Termo de Adesão
Leia atentamente o documento e selecione a opção “Declaro que li e estou de acordo com o Termo de Adesão e Condições de Uso”. Clique em “Aceito os termos e autorizo a Publicação do Currículo” para finalizar. É possível editar as informações do currículo, mas será necessário repetir o procedimento de autorização da publicação.
- SEGUNDO PASSO: O REGISTRO DE INTERESSE EM FORMAÇÃO
Os cursos de licenciatura disponíveis para registro de interesse serão oferecidos de acordo com as informações fornecidas pelo professor na aba "Cadastro da atuação profissional", durante o cadastro do currículo na plataforma CAPES. Para mais esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Alguns documentos comprobatórios poderão ser solicitados.
Selecione a opção de curso clicando no botão "Registrar interesse". Leia atentamente o Termo de Solicitação de Vagas e clicar em "Enviar". Cada professor pode registrar interesse em apenas um curso, mas enquanto o registro não for analisado pela Secretaria de Educação, é possível mudar ou cancelar sua opção até o dia 31 de janeiro.
ATENÇÃO: em alguns casos, a plataforma pode exibir uma mensagem de erro no momento do envio. Neste caso, clique novamente no botão "Enviar". Caso seja exibida a mensagem "Erro - Não foi possível executar a solicitação, pois existe uma solicitação em análise", significa que o interesse foi registrado com sucesso.
>> Em caso de dúvidas, clique aqui e acesse o Tutorial para registrar interesse em formação
Com informações da CCS/CAPES, do MANUAL DO USUÁRIO PLATAFORMA CAPES DE EDUCAÇÃO BÁSICA e do Tutorial para registrar interesse em formação
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