Portal IFNMG - Campus Arinos realiza o I Festival de Jogos Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Arinos realiza o I Festival de Jogos

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 08h41 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 08h48
imagem sem descrição.

Entre os dias 12 e 14/12 está sendo realizado o I Festival de Jogos do Campus Arinos, com o propósito de integrar os estudantes, bem como promover o desporto educacional, o Festival de Jogos tem a participação de todos os cursos do ensino médio integrado da escola.

Neste evento, os professores de educação física do campus, junto com toda a comissão organizadora, buscam incentivar o esporte como ferramenta pedagógica, se opondo a noção de hiper competitividade e seletividade, a fim de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer.

Como afirmou a presidente da comissão organizadora do evento, professora Nádia Bueno, em seu discurso de abertura: "Nosso Festival de Jogos não tem objetivo de selecionar os melhores, tampouco preparar atletas, para que estes disputem outros campeonatos, que igualmente pretendem selecionar de novo, e depois selecionar de novo, para outras competições cada vez mais importantes e exclusivas. Fazer isso é promover uma verdadeira peneira, que nada mais é do que excluir e privar a maioria dos jovens do direito ao esporte, que é um direito constitucional. Nós, Pedro e eu, professores de educação física da escola, e toda a comissão organizadora deste Festival de Jogos, esperamos que os estudantes do campus Arinos possam viver experiências corporais lúdicas, interagir com colegas que não fazem parte dos grupos habituais de convivência, viver o jogar, viver o torcer, respeitando e valorizado as diferenças. Porque se ainda assistimos a tantos casos de racismo, misoginia, xenofobia, homofobia e violências no esporte, a esperança de mudar essa triste realidade está ancorada em eventos como este, que procuram formar as novas gerações para fazer diferente".

A fala da professora sintetiza as pretensões pedagógicas do campus ao realizar o Festival de Jogos.

Clique aqui e veja mais fotos do evento.