Estudo publicado em revista Qualis A, mostra a importância das metodologias aplicadas na educação em saúde, médica do Campus Almenara é uma das autoras do artigo
Estudo publicado em Revista Qualis A3, legitima a importância das metodologias ativas na educação em saúde; médica do IFNMG é uma das autoras do artigo.
Uma pesquisa recente lançou luz sobre o impacto das metodologias da educação em saúde, voltados para o ambiente escolar.
Os resultados publicados no artigo intitulado: Educação em saúde no ambiente escolar: Práticas interdisciplinares, garantias constitucionais e pleno desenvolvimento da pessoa, apontam para o papel crucial de desenvolver metodologias ativas na promoção do bem estar físico, mental e social dos estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos saudáveis e conscientes.
O estudo publicado em janeiro/2024, é feito de uma pesquisa conduzida por doutorandos em Saúde Pública da UNIVERSIDAD DE CIENCIAS EMPRESARIALES Y SOCIALES (UCES), Argentina, entre eles, a Dra. Rosângela Ferreira Ribeiro, médica do Campus Almenara.
As metodologias são abordagens pedagógicas que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, estimulando sua participação ativa, autonomia e construção do conhecimento. Elas buscam proporcionar um ambiente voltado para a formação sócio educacional, capaz de contribuir na formação dos sujeitos, de forma plena, íntegra e saudável.
Conforme explica o próprio artigo, as metodologias ativas são abordagens pedagógicas que buscam orientar comportamentos acerca da prevenção ou redução de danos à saúde.
Destacam-se alguns pontos relevantes sobre educação em saúde no ambiente escolar como:
- Prevenção de doenças,
- Educação Alimentar e Nutricional,
- Atividade Física,
- Saúde Mental,
- Educação sexual,
- Prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas,
- Parcerias com a comunidade externa,
- Avaliação contínua.
O Programa Saúde na Escola [PSE], promove a integração entre os grupos de saúde e educadores, buscando ações conjuntas, para abordar questões de saúde no ambiente escolar.
Na conclusão do artigo, os pesquisadores ressaltam que na educação em saúde, faz-se necessário considerar as diferenças culturais na promoção da saúde, reconhecendo a diversidade de práticas e crenças relacionadas à saúde.
Para acessar o trabalho, CLIQUE AQUI!
Figura 1 - Palestra tabagismo na Atenção Básica com Alunas do IFNMG
Figura 2 - Palestra tabagismo com os usuários e alunas do IFNMG
Figura 3 - Dinâmica de Grupo realizado pelas alunas
Figura 4 - Equipe do IFNMG Projeto Educação em Saúde na Atenção Básica
Figura 5 - Projeto Anti-Tabagsimo no Presídio com Equipe do IFNMG
Figura 6 - Apresentação do trabalho q ganhou 1° lugar, no SIC Aracuai na modalidade pôster, pela aluna no Congresso do Rio de Janeiro (I CONPISUD).
Figura 7 - Palestra Zika Vírus - Campus Almenara
Figura 8 - Palestra Assistência Estudantil - Campus Almenara
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