Portal IFNMG - Registro e Publicação de Obra junto à Editora do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Registro e Publicação de Obra junto à Editora do IFNMG

Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 10h37 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 11h51

 

Com a finalidade de incentivar a publicação de livros por servidores e estudantes do IFNMG e em atendimento ao que determina a Lei do Livro (nº. 10.753), a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) coordena o Cadastro do IFNMG como Editor junto à Agência Brasileira do ISBN.

O ISBN (International Standard Book Number), criado em 1967 por editores ingleses, é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição.

Caso tenha alguma obra para publicar, o servidor ou estudante deverá seguir os seguintes procedimentos:

1. Submeter a obra para apreciação da Editora do IFNMG, por meio do e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>, conforme os elementos básicos do modelo.

  • A proposta de obra irá passar pela avaliação do Conselho Científico e Editorial.
  • Sugestões e alterações poderão ser solicitadas e devem ser seguidas pelos(as) autores(as) e organizadores(as).
  • Caberá ao Conselho Editoral indicar a aprovação ou reprovação da proposta submetida.

2. Após a aprovação, estando a obra completa e seguindo os elementos básicos para publicação, procede-se para o registro da obra e geração do ISBN, por meio do seguinte fluxo:

  • Abrir processo restrito no SEI: Pesquisa: Transferência e Inovação Tecnológica: Registro/Acompanhamento de Propriedade Intelectual.
  • O processo deve conter o documento: Pesquisa: Formulário para solicitação de ISBN
  • Deve-se anexar ao processo: obra completa, as declarações de Ética e Boas Práticas e de Inxistência de Plágio, devendo-se enviar para a unidade da PROPPI no SEI.
  • A obra será analisada pelo Conselho Executivo da Editora do IFNMG e por um membro do Conselho Científico. Há a possibilidade do Conselho Científico solicitar ajustes, que devem ser realizados antes das próximas etapas.
2. Após isso, realizaremos a emissão da Ficha Catalográfica, realizada internamente pela Reitoria.
 
3. Com  Ficha Catalográfica, realizaremos a solicitação de registro com ISBN e código de barras. Para registro, solicitamos o pagamento de uma taxa única do autor, conforme estabelecido pela Política de Preços e Prazos da Câmara Brasileira do Livro (CBL), no valor de R$ 25,00 (valor atualizado em 2023).
 
 4. Após o registro e emissão do ISBN e do Código de Barras, dever-se-á providenciar a revisão textual da Obra.
 
5. Com a obra completa e revisada, deve-se realizar a diagramação da obra e a arte da Capa.

6. Com a obra pronta e diagramada, podemos fazer o lançamento da obra de forma presencial no Campus do(a) Autor(a) ou por meio de uma Live no Youtube Institucional, além de realizar a divulgação e disponibilizar para download no site do IFNMG.
 
 
 
Obs.: Estudantes devem solicitar o cadastro no SEI do IFNMG como usuários externos.
 
 

 

Informações adicionais:

O ISBN é composto por 13 dígitos que estão agrupados em cinco blocos e cada um deles está separado do anterior. Este número vem sempre precedido pela sigla ISBN. Para saber mais sobre o ISBN, acesse o Manual do ISBN disponibilizado pela Câmara Brasileira do Livro. Veja o significado de cada grupo:

 

 

Contato:

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Responsáveis:

Elciax Cristina de Sousa (Revisora Técnica) / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gustavo Henrique Silva de Souza (Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página