Portal IFNMG - O grupo de teatro do campus convida a todos para apresentação no próximo dia 20 Ir direto para menu de acessibilidade.

O grupo de teatro do campus convida a todos para apresentação no próximo dia 20

Publicado: Quarta, 18 de Maio de 2011, 17h12 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2011, 17h13

O grupo de teatro “Cores da Vida”, do IFNMG - Campus Salinas apresentará a peça Nosso rio, nossa terra, nossa gente”, no Teatro de Arena na praça Floriano Peixoto, numa promoção do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Salinas, no dia 20 de maio, sexta-feira, às 20 horas.

No último dia 13, o grupo se apresentou na cidade de Matrona a convite da Prefeitura e foi prestigiado por toda a população local que esteve presente na praça central da cidade.

O grupo ainda participará das comemorações alusivas aos 40 anos do Instituto de Geografia da Universidade Federal De Uberlândia no período de 23 a 25 de maio de 2011, ocasião em que também gravará um filme em DVD da peça em referência. Apresentará ainda em escolas públicas das cidades mineiras de Uberlândia e Araguari.

“Nosso rio, nossa terra, nossa gente”

A peça faz um resgate da história e memória do Vale do Jequitinhonha como as penitências que se fazia em épocas de longas estiagens, as cantigas dos retirantes e das lavadeiras. O texto aborda a importância da água para esta região, os problemas enfrentados pela falta de chuvas, convocando todos à luta pela conservação de seus mananciais fundamental para a sobrevivência de sua gente.

A peça destaca também o papel do povo vale jequitinhonhense na gênese dos povoados, sobretudo no aspecto político. Fala também de suas manifestações culturais e artísticas como forma de resistência e luta na construção de uma sociedade mais justa e humana. Reverencia os valores e modos de pensar do povo vale jequitinhonhense, conferindo sentimentos de orgulho e dignidade aos seus habitantes.