Portal IFNMG - Projeto “Para Viver com Poesia” foi sucesso entre os alunos e servidores do Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2011, 15h40 | Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2011, 16h10

O projeto “Para Viver com Poesia”, coordenado pela Professora Mara Denise, com colaboração de professores e demais servidores, marcou a comemoração do Dia da Poesia, celebrado no dia 14 de março. O projeto aconteceu entre os dias 14 e 25 de março com diversas atividades.

Já no dia 15 pela manhã foi oferecido o “Café Poético” aos servidores do campus, também comemorando o Dia Internacional da Mulher. A aluna Jannine Mendes, do curso de Medicina Veterinária, recitou o “Soneto de Fidelidade” do poeta Vinícius de Moraes em homenagem ao dia da poesia. A servidora Meirivan Batista encenou o poema “Com licença poética” de Adélia Prado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Finalizando as apresentações desta manhã, a professora Santina Mendes também recitou a poesia “Oração”, de Mário Quintana.

Clique aqui e leia os poemas

No mesmo dia à noite a professora Mara Denise apresentou a reflexão poética “E agora Maria? Troque sua tristeza por alegria. Beba poesia!” no salão da Biblioteca da Instituição em comemoração ao Dia Internacional da mulher no qual participaram servidores e alunos.

No decorrer da semana foram diversas atividades que envolveram alunos e professores. O aluno Paulo Henrique participou da atividade “Poesia ambulante: emergência poética” distribuindo pílulas de poesia aos colegas durante o intervalo matutino.

No mural “Espaço interativo: A poesia nossa de cada dia” alunos puderam divulgar suas próprias poesias ou poesias de autores preferidos. Um espaço especial chamado de “Poetas da Casa” foi usado para divulgar as poesias dos alunos ganhadores do II FECAMPUS e também dos servidores poetas do campus.

Na segunda semana de evento houve a exposição dos livros de poetas nacionais e internacionais que fazem parte do acervo da Biblioteca do campus  incentivando os alunos na leitura de obras clássicas.

O “Cine Poesia”  exibiu o filme O carteiro e o poeta, que conta a história da época do exílio do poeta chileno Pablo Neruda, regado a muita pipoca para o público.

No dia 24, alunos dos Cursos de Gradução participaram da atividade “Viagem poética – A poesia vai à cidade” e entregaram poesias para os condutores que paravam nos semáforos e para os transeuntes que passavam pelo centro da cidade, divulgando o projeto “Para Viver com Poesia”, do IFNMG – Campus Salinas.

Neste mesmo dia, o grupo de leitura poética do campus apresentou o espetáculo “A palavra e sua magia: poesia!”. A apresentação foi realizada pelos alunos Alex Melo, Breno de Souza, Danielly Pinheiro, Hélio Fernandes Filho, Higor Pereira, Karen Sá, Luiz Neto, Priscila Matos, Sávio Prates, Sônia Miranda, Vitória Mendes; e os capoeiristas Pedro Oliveira e Rair Gomes.

O projeto foi finalizado em grande estilo com a atividade “A poesia musicada” : um show poético apresentado pelos professores Filipe Vieira Santos de Abreu  e Ronaldo Medeiros dos Santos, que cantaram poesias que posteriormente foram musicadas e caíram no gosto popular como Rosa de Hiroshima, de Vinícius de Moraes, e Jardim da Fantasia, de Paulinho Pedra Azul. A platéia, muito animada, formada por alunos e servidores, participou do show cantando e dançando.

Confira na galeria as fotos do projeto!