Portal IFNMG - Alunos da Engenharia Florestal do Campus Salinas participam do projeto Universitário Cidadão 2011 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2011, 20h40 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2011, 20h47

Alunos do curso de Engenharia Florestal do IFNMG Campus Salinas participaram do projeto Universitário Cidadão 2011 que aconteceu entre os dias 14 e 30 de julho. Foram 15 dias de atividades de capacitação, conscientização e práticas ambientais nos municípios de Bonito de Minas e Pedras de Maria da Cruz, que possuem baixo Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) do norte de Minas.

Todos os participantes do projeto na capacitação em Montes Claros

O objetivo do projeto Universitário Cidadão é o desenvolvimento de ações estratégicas para combate à pobreza em regiões carentes do Estado, com o desenvolvimento de práticas que contribuam significativamente para melhoria da qualidade de vida da população dos municípios.

A equipe, formada pelos alunos Clara Mariana Gonçalves Lima, Jéssica Rodrigues de Carvalho, Mariana Caroline Moreira, Nondas Ferreira da Silva e Rhagnya Sharon Ferreira Martins, todos do 4º período, estiveram sob a coordenação do engenheiro florestal do campus, Vinicius Orlandi Barbosa Lima, e ministraram palestras e promoveram oficinas e práticas agroflorestais.

Em Bonito de Minas foram realizadas capacitações sobre arborização urbana com adolescentes do Projovem, que fizeram o plantio de mudas de diversas espécies arbóreas em uma praça da cidade.

Alunos do Campus Salinas na arborização da praça em Bonito de Minas

Na zona rural do município, foram visitadas diversas comunidades carentes onde os agricultores foram privilegiados com capacitações sobre práticas agroecológicas, prevenção e combate a incêndios florestais e produção de sementes e mudas.

As crianças e os adolescentes do ensino fundamental foram conscientizados sobre a importância da conservação das veredas e das matas ciliares para manutenção da perenidade dos cursos d’água e da vida no contexto desta região semi-árida.

Já no município de Pedras de Maria da Cruz, às margens do Rio São Francisco, a colônia de pescadores foi conscientizada sobre a necessidade de conservação das matas e da sua influência na qualidade das águas e no desenvolvimento dos peixes, sua principal fonte de renda. Esta atividade contou com a visita do secretário da SEDVAN, que ressaltou a necessidade de políticas públicas de assistência técnica e logística aos pescadores, além da exploração do potencial turístico do Rio São Francisco como fonte de renda.

Na horta comunitária do município foram realizadas capacitações e os produtores ainda foram informados sobre a importância da adoção de práticas agroecológicas na busca da sustentabilidade dos sistemas produtivos e contemplados com a construção de uma horta em forma de mandala.

Alunos de Engenharia Florestal na horta comunitária em Pedras de Maria da Cruz

Na zona rural foram realizadas palestras de conscientização sobre prevenção e combate à incêndios e sobre quintais agroecológicos, ocorrendo sempre debates que confrontavam a realidade dos agricultores com a teoria abordada.

Confira as fotos do projeto!