Portal IFNMG - Fadetec e Cemig em parceria no Programa Peixe Vivo Ir direto para menu de acessibilidade.

Fadetec e Cemig em parceria no Programa Peixe Vivo

Publicado: Sexta, 07 de Janeiro de 2011, 10h52 | Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2009, 06h54

A Fadetec - Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico do Instituto Federal
Campus Salinas - renovou seu convênio com a Cemig -Programa Peixe Vivo- que é desenvolvido
nas bacias hidrográficas do Norte de Minas.

Este programa tem como objetivo conservar a ictiofauna do Rio Jequitinhonha e do Rio Pardo. Matrizes e reprodutores dessas espécies são capturados nos rios e levados até as estações de piscicultura que ficam em Machado Mineiro e no Instituto Federal – Campus Salinas, que possui quatro tanques de alevinagem para espécies da bacia do Rio Jequitinhonha.

“Aqui na estação é feita a reprodução induzida. O resultado disso é uma otimização em relação à quantidade de alevinos que os peixes vão produzir" informa Luciano Xavier dos Santos, coordenador técnico da Fadetec. A unidade começou também o desenvolvimento de trabalhos de pesquisas, juntamente com a produção de alevinos (safra 2009/2010)utilizando um laboratório para reprodução induzida de peixes e incubação de ovos.

Este ano o peixamento começou a ser feito em outubro e este trabalho envolve profissionais da Fadetec, da Cemig e do Instituto Federal do Campus Salinas, incluindo os alunos do Campus Salinas e outras instituições que participam da soltura dos peixes e têm a oportunidade de fazer estágio na área de piscicultura.

Também é feito um trabalho junto às comunidades dessas regiões onde são passadas informações sobre o programa e como a comunidade pode cooperar na conservação e desenvolvimento da ictiofauna. “Sempre que fazemos uma soltura acontece antes uma palestra . Nós fazemos uma mobilização onde participam os alunos das escolas, o pessoal da comunidade, colônias de pescadores e associações de piscicultores da região”, completa Luciano.

Na safra de 2007-2008 foram produzidos em torno de 350 kilos de peixe para a bacia do Jequitinhonha. Já na safra de 2008-2009 foram produzidos cerca de 1,6 toneladas de alevinos. A safra 2009-2010 teve seu início em outubro deste ano.

Links relacionados:

foto_2foto_1